Professores começaram a ser vacinados contra o coronavírus na capital Belo Horizonte, na quarta-feira (26/5) com a vacina de Oxford. Além deles, funcionários de creches e pré-escolas também começaram a ser imunizados.
A supervisora de Educação Infantil Lilian Barros, relata a emoção do momento: “Pareço até aluno quando passa de ano, acordei eufórica! É uma mistura de euforia e alívio”.
A vacinação dos profissionais da Educação Infantil começou nesta quarta-feira (26/5) na capital mineira. Estima-se que ao menos 31 mil trabalhadores sejam vacinados nos próximos dias em Belo Horizonte.
A diretora escolar municipal Valéria Rodrigues afirma: “Sei que ainda vai demorar até que a gente possa abraçar um aluno, retomar certas brincadeiras e atividades, mas já é um passo à frente”.
Valéria também revelou que voltou a trabalhar no começo de maio de 2021 e mesmo seguindo todos os protocolos de segurança, fica um certo receio no ar e com a vacinação ela ficou mais aliviada em retomar a rotina.
Ademais, creches e pré-escolas tanto públicas como privadas voltaram a funcionar no dia 3 de maio. Contudo, alguns professores e funcionários da rede municipal aderiram à “greve sanitária”, com isso mantiveram às atividades de maneira remota.
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind – Rede BH), liderança do movimento, alega falta de segurança para o retorno das atividades nesse momento da pandemia.
Segundo o sindicato, a adesão dos profissionais da educação chegou a 60%, mas baixou significativamente após os professores serem inseridos no grupo prioritário da vacinação.
Cronograma da vacinação de professores e demais profissionais da educação em BH
Na quarta-feira (26/5), a vacinação começou pelos trabalhadores da educação infantil (creche e pré-escola) com idade entre 41 e 59 anos.
Já na quinta-feira (27/5), serão vacinados os educadores infantis entre 18 e 40 anos, assim como pessoas em situação de rua maiores de 18 anos.
Os professores precisam comparecer a um dos 121 Centros de Saúde da capital entre às 8h e 16h. Os endereços dos postos estão disponíveis no site da prefeitura.
Documentos e orientações
De acordo com a prefeitura de Belo Horizonte, os professores de educação infantil precisam atender às seguintes exigências para serem vacinados:
– Ser trabalhador da educação infantil (creche ou pré-escola) em atividade em escolas públicas e privadas de Belo Horizonte
– Não ter tido COVID-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias
– Não ter tomado a vacina contra a COVID-19
– Não ter tomado qualquer outra vacina nos últimos 14 dias
– Não ter tido COVID-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias
Além disso, precisam apresentar os seguintes documentos nos postos de saúde:
- Documento de identificação com foto
- Documento que comprove a vinculação ativa com estabelecimento de educação infantil situado em Belo Horizonte, que pode ser: contracheque emitido nos últimos 3 meses; ou carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) com especificação da função; ou contrato de trabalho; ou declaração de vinculação ativa como trabalhador de Educação Infantil emitida pelo estabelecimento de ensino
E então, o que achou desta notícia?
Compartilhe com quem precisa saber disso!
Não deixe de ler também – Hábitos que aumentam a ansiedade no trabalho – Conheça quais são.