Meta Fiscal 2024 em debate: O que esperar das NOVAS decisões do governo?

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, anunciou que a meta fiscal para o próximo ano permanece em debate. A declaração foi feita durante uma coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (6).

A meta fiscal, estabelecida como um elemento chave do novo arcabouço fiscal do país, foi fixada em zero, com uma margem de tolerância de 0,25 ponto percentual do Produto Interno Bruto (PIB) para mais ou para menos. No entanto, essa meta pode ser alterada se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressar preocupações sobre a dificuldade em cumpri-la.

Conforme declarado por Alckmin, o governo ainda não estipulou uma data para a definição da meta fiscal. “Se vai fazer ano que vem, se vai demorar mais seis meses, se é 0% [do PIB], é 0,5% [do PIB], ainda é uma questão a ser discutida, mas o esforço todo será na linha de zerar o déficit fiscal e depois ter superávits fiscais sucessivos”, disse.

Governo reitera compromisso com arcabouço fiscal

A meta fiscal para o ano de 2024 poderá ser modificada para acomodar um déficit de 0,25% ou até mesmo 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) nas próximas semanas, por meio de uma mensagem modificativa ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). No entanto, vice-presidente destacou que, apesar da possibilidade de revisão, o governo mantém um compromisso com a responsabilidade fiscal.

“O governo tem compromisso com o arcabouço fiscal. O que o presidente Lula colocou é que, num momento de cenário mundial de menor crescimento, mais preocupante, você precisa ter uma preocupação com os brasileiros, com os trabalhadores, com aqueles que precisam mais. Então, essa é a preocupação. Num momento de cenário mundial mais complexo, você ter essa preocupação com a rede de proteção social e para com o trabalhador brasileiro”, afirmou Geraldo Alckmin.

Meta Fiscal 2024 em debate: O que esperar das NOVAS decisões do governo?
Meta Fiscal 2024 em debate: O que esperar das NOVAS decisões do governo?
Foto: Pixabay

Entenda o que é a meta fiscal

A meta fiscal é um instrumento de gestão das finanças de um país e representa um objetivo a ser alcançado pelo governo em relação às suas receitas e despesas. Isso significa que a meta fiscal busca a manter a saúde financeira do Estado e a estabilidade da economia.

No Brasil, por exemplo, as metas fiscais são estabelecidas todos os anos pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e devem ser aprovadas pelo Congresso Nacional. Vale informar que o não cumprimento das metas fiscais pode ter impactos significativos na economia do país, levando a problemas como o aumento da dívida pública e a instabilidade econômica.

As metas fiscais desempenham um papel fundamental na manutenção da estabilidade econômica de um país. Sendo assim, os cidadãos devem acompanhar atentamente essas questões para entender o direcionamento da política econômica e as estratégias adotadas pelo governo para enfrentar os desafios econômicos.

Em meio às discussões e incertezas em torno da meta fiscal para o ano de 2024, o governo brasileiro tem demonstrado compromisso com a responsabilidade fiscal e a estabilidade econômica. Como já dito anteriormente, o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, enfatizou que o objetivo central do governo nesse momento é garantir a solidez das contas públicas, mesmo diante da possibilidade de revisão da meta fiscal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.