Messianismo: aquilo que você precisa saber! - Notícias Concursos

Messianismo: aquilo que você precisa saber!

O Messianismo: tudo sobre esse assunto!

O termo messianismo se refere a crença no retorno de um messias que irá salvar determinado povo.

A crença pode ser observada nos mais variados períodos da História, como entre os caldeus, na Antiguidade, e entre os brasileiros, no século XIX.

Dessa maneira, o assunto pode ser cobrado tanto por questões de história geral, como por questões de história do Brasil.

O Messianismo: Introdução

O messianismo é a crença no retorno ou na vinda de um salvador divino, ou seja, de um messias que levará, através do uso de poderes especiais e sobrenaturais, trazer a paz e a prosperidade para um povo ou grupo que é oprimido.

A crença existe desde a Antiguidade: o messianismo esteve presente entre os caldeus e persas, por exemplo. Igualmente, ele esteve presente com uma grande incidência na Idade Média e na Idade Moderna, principalmente através do Sebastianismo.

No Brasil, o messianismo pôde ser observado em dois episódios principais: com Antônio Conselheiro, no Arraial de Canudos, e com Padre Cícero, na Revolta de Juazeiro.

O Messianismo: Religião

O messianismo esteve presente em diversos momentos, de diversas formas e também em diversa regiões do mundo. Porém, é válido destacar que em qualquer contexto a crença está relacionado à figura de uma pessoa que salvaria um povo ou uma nação. Essa pessoa (o messias) pode ou não se relacionar com a religião.

Igualmente, quando relacionada à religião, a crença pôde ser observada não somente no cristianismo, mas também no judaísmo. Na primeira religião, o messianismo é encontrado na figura de Jesus Cristo, que retornaria para a Terra para salvar os cristãos.

No judaísmo, por muito tempo acreditou-se na existência de um messias que viria libertar os judeus e conduzi-los à Terra Prometida.

O Messianismo: Política

Porém, como já foi afirmado, o messianismo não necessariamente precisa estar conectado com a religião: existem diversos episódios na história que retratam a crença de um determinado povo na vinda de uma figura história/não religiosa que voltaria para trazer prosperidade e dignidade para os seus subalternos.

O Messianismo: Sebastianismo

O Sebastianismo é um exemplo desse tipo de crença. Além disso, é válido destacar que a crença na volta de D. Sebastião aparece com uma grande frequência em questões que perguntam sobre o messianismo.

Também conhecido como Mito Sebástico, o Sebastianismo foi um movimento que se iniciou em Portugal na segunda metade do século XVI, com a morte do rei D. Sebastião, no ano de 1578.

O rei desapareceu em uma batalha no norte da África, a Batalha de Alcácer-Quibir. Porém, como o seu corpo nunca foi encontrado, criou-se um mito em torno de sua figura. Além disso, depois do desaparecimento, Portugal passa a enfrentar um período de decadência. Assim, muitos portugueses acreditavam que o rei voltaria e salvaria Portugal da crise.

A crença no retorno do rei chegou até mesmo ao Brasil, se difundindo também entre aqueles que aqui habitavam.

O Messianismo: No Brasil

No Brasil, o messianismo também conseguiu se difundir entre as classes mais pobres, principalmente durante o período conhecido como República Velha.

No Arraial de Canudos, por exemplo, as pessoas começaram a seguir os ensinamentos de Antônio Conselheiro, considerado um messias. Conselheiro organizaria uma comunidade autossuficiente, o que resultaria na famosa Guerra de Canudos.

Podemos citar também como consequência do messianismo no Brasil a Revolta de Juazeiro, que foi organizada em torna da figura do Padre Cícero, conhecido como Coronel de Batina.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?