A Revolta de Juazeiro: um resumo para as suas provas!

A Revolta de Juazeiro: tudo aquilo que você precisa saber!

A Revolta de Juazeiro foi um importante conflito que ocorreu durante a República Velha. A revolta envolveu tanto a camada mais pobre da população quanto algumas oligarquias. E é justamente esse aspecto duplo que é explorado pelas provas.

Além disso, a figura do Padre Cícero também é objeto de análise de muitos vestibulares e até mesmo do ENEM.

Assim, é fundamental que você domine as principais características desse conflito para garantir um bom desempenho em suas provas.

Revolta de Juazeiro: Contexto Histórico

A Revolta de Juazeiro ocorreu na chamada República Velha.

A principal característica do período era o poder político e econômico centralizado nas mãos de pequenos grupos: as oligarquias.

Além disso, na República Velha, os direitos políticos e sociais não eram acessíveis para a maioria da população. Dessa forma, as desigualdades sociais eram enormes, fator esse responsável pela eclosão de diversas revoltas, entre elas aquela de Juazeiro.

A Revolta de Juazeiro: Introdução

A revolta de Juazeiro, também conhecida como Sedição de Juazeiro, foi um confronto ocorrido no sertão do Cariri, no interior do Ceará, no ano de 1914. O conflito envolveu as oligarquias cearenses e o Governo Federal.

A principal razão do confronto é a intervenção de Hermes da Fonseca, então presidente, no governo estadual do Ceará, descontentando os coronéis.

A Revolta de Juazeiro: Causas

O presidente Hermes da Fonseca interferiu no governo do Ceará, nomeando um aliado como Governador.

Entretanto, essa ação descontentou os coronéis do local, uma vez que a poderosa família Acyoli era destituída do poder.

Vale lembrar que o coronelismo tinha uma enorme força no Brasil da época. Com ele, a política e a economia de um determinado local eram controladas por ricos fazendeiros, que ficaram conhecidos como coronéis.

Além disso, o povo viviam em uma miséria extrema e reivindicava melhores condições de vida e de trabalho. Dessa forma, foi fácil convencer a população a participar da revolta contra da Fonseca.

A Revolta de Juazeiro: Líderes 

Os líderes da Revolta de Juazeiro foram o padre Cícero Batista (conhecido como “Padim Ciço”) e Floro Bartolomeu da Costa, médico e político.

O padre Cícero comandou a revolta porque acreditava que essa fosse uma “guerra santa” contra as forças do mal que seriam representadas pelo governo federal. Isso porque, o Padre, conhecido como “Coronel de Batina”, apoiava a causa dos mais pobres.

A Revolta de Juazeiro: Desfecho

Os conflitos foram extremamente violentos e ocasionaram muitas mortes.

No fim do conflito, o governo federal anulou a intervenção e devolveu o poder à família Acyoli.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.