Os Caldeus: um resumo sobre esse povo!

Os Caldeus: tudo aquilo que você precisa saber

Os Caldeus, também chamados de Neobabilônicos, eram povos que viviam na antiga Mesopotâmia. Devido aos seus importantes imperadores e suas consequentes conquistas, eles se destacaram em diversas áreas do conhecimento.

Assim, é de suma importância que você domine as principais características desse povo para garantir um bom desempenho em suas provas de história, nas quais os caldeus aparecem com uma certa frequência.

Os Caldeus: Introdução

Os caldeus formaram um povo da Antiguidade que conquistou e habitou os territórios da parte sul da Mesopotâmia, região conhecida também como Caldeia. Nesses territórios hoje estão localizados o Iraque e a Turquia.

A origem dos caldeus é predominantemente árabe. Quando, ao lado dos Medos, esses povos derrotam os assírios que habitavam a Mesopotâmia, formou-se o Segundo Império Babilônico ou Império Neobabilônico. Dessa maneira, os caldeus são também denominados de neobabilônicos.

Nabopolassar, pai de Nabucodonosor (604-562 a.C.) e o próprio Nabucodonosor foram os dois reis mais importantes do império caldeu.

Os caldeus são citados na Bíblia como os responsáveis, liderados pelo rei Nabucodonosor, pela destruição de Jerusalém, episódio que fez com que os grupos judeus da região fossem levados para o chamado “cativeiro babilônico”, um exílio.

Os Caldeus: Características

Os caldeus conquistaram a Mesopotâmia utilizando-se de seu poder bélico e sua violência. Dessa maneira, por meio de guerras, os caldeus escravizaram muitos povos, que serviriam como a base de sua mão de obra.

A política desse povo era baseada na monarquia, com um rei que comandava o Império. Além disso, a sociedade era extremamente hierarquizada: abaixo do rei vinham os nobres, depois os sacerdotes, os comerciantes, os pequenos proprietários e, por último, os escravos.

A economia dos neobabilônicos se baseada principalmente na agricultura, devido às técnicas de irrigação desenvolvidas para serem utilizadas nos rios Tigres e Eufrates. Além disso, as atividades econômicas eram amplas e importantes também no comércio e na criação de animais.

Em relação à religião, os caldeus possuíam uma crença politeísta, ou seja, cultuavam diversos deuses diferentes. Entre eles, Ishtar era a deusa protetora da capital do Império.

A cultura do povo caldeu era muito rica, principalmente graças a Nabucodonosor que transformou a cidade da Babilônia em um centro cultural. Destacaram-se as múltiplas obras urbanas, como os Jardins Suspensos da Babilônia e a Torre de Babel. Ainda, os caldeus realizavam diversos estudos sobre astronomia e astrologia.

Os Caldeus: Fim do Império

Depois da morte do imperador Nabucodonosor, após 40 anos de governo, o Império entrou em decadência e foi dominado pelos Persas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.