• Sobre Nós
  • Equipe
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Política Verificação de Fatos
  • Princípios Editoriais
  • Fale Conosco
  • WhatsApp
  • Termos de Serviço
Notícias Concursos
  • Calendário
  • Concursos Abertos
    • Concursos Federais
    • Centro Oeste
    • Sul
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
  • Concursos Previstos
    • Concursos Federais
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Federais
  • Por Área
    • Área Administrativa
    • Área Bancária
    • Área Educação
    • Área Fiscal
    • Área Jurídica
    • Área Saúde
    • Área Segurança Pública
    • Área Tribunais
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CadÚnico
    • CAIXA Tem
    • Desenrola
    • Farmácia Popular
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
  • Outros
    • Concurso Unificado
    • Concursos por Nível
      • Concurso Nível Fundamental
      • Concurso Nível Médio
      • Concurso Nível Superior
      • Concurso Nível Técnico
    • Concursos por Cargo
      • Carteiro
      • Guarda Municipal
      • Policial Civil
      • Policial Federal
      • Policial Militar
      • Polícia Penal
      • PRF
    • Educação
    • Direitos Trabalhador
      • Aposentadoria
      • 13º Salário
      • Férias
      • FGTS
      • PIS/PASEP
      • Salário Mínimo
      • Seguro-Desemprego
    • Loterias
      • Resultado Loterias – Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Timemania, Dia de Sorte, Super Sete, Loteca, Federal, +Milionária
      • Mega-Sena
      • Lotofácil
      • Quina
      • Federal
      • Dupla Sena
      • Loteria dos Sonhos
      • Lotomania
      • Milionaria
      • Super Sete
      • Timemania
      • Dia de Sorte
    • Moedas Raras
    • Enem e Vestibular
    • Empregos
    • Testes de QI
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Calendário
  • Concursos Abertos
    • Concursos Federais
    • Centro Oeste
    • Sul
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
  • Concursos Previstos
    • Concursos Federais
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Federais
  • Por Área
    • Área Administrativa
    • Área Bancária
    • Área Educação
    • Área Fiscal
    • Área Jurídica
    • Área Saúde
    • Área Segurança Pública
    • Área Tribunais
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CadÚnico
    • CAIXA Tem
    • Desenrola
    • Farmácia Popular
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
  • Outros
    • Concurso Unificado
    • Concursos por Nível
      • Concurso Nível Fundamental
      • Concurso Nível Médio
      • Concurso Nível Superior
      • Concurso Nível Técnico
    • Concursos por Cargo
      • Carteiro
      • Guarda Municipal
      • Policial Civil
      • Policial Federal
      • Policial Militar
      • Polícia Penal
      • PRF
    • Educação
    • Direitos Trabalhador
      • Aposentadoria
      • 13º Salário
      • Férias
      • FGTS
      • PIS/PASEP
      • Salário Mínimo
      • Seguro-Desemprego
    • Loterias
      • Resultado Loterias – Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Timemania, Dia de Sorte, Super Sete, Loteca, Federal, +Milionária
      • Mega-Sena
      • Lotofácil
      • Quina
      • Federal
      • Dupla Sena
      • Loteria dos Sonhos
      • Lotomania
      • Milionaria
      • Super Sete
      • Timemania
      • Dia de Sorte
    • Moedas Raras
    • Enem e Vestibular
    • Empregos
    • Testes de QI
Sem resultado
Ver todos os resultados
Notícias Concursos
Sem resultado
Ver todos os resultados
Concursos por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL
Início Mundo Jurídico Direito Previdenciário

Mesa da Assembleia Legislativa de MG promulga emenda da reforma da previdência

Gizelle Cesconetto por Gizelle Cesconetto
23 de setembro de 2020, 16:33h
em Direito Previdenciário, Mundo Jurídico, Notícias
Compartilhe no WhatsappLinkedinReddit

A Emenda à Constituição (EC) 104, de 2020, que altera o sistema de previdência social dos servidores públicos civis do Estado, foi promulgada pela Mesa da Assembleia no último dia 14.

O ato de promulgação torna efetiva a reforma da previdência, permitindo também o envio, para sanção do governador Romeu Zema, do texto aprovado relativo ao Projeto de Lei Complementar (PLC) 46/20, que complementa as mudanças do sistema previdenciário.

PEC 55/20

A emenda constitucional promulgada se originou da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55/20, de autoria do governador, que foi aprovada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em 4 de setembro de 2020, com alterações.

Assinaram o ato de promulgação o presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus (PV), e o 1º-vice-presidente, deputado Antonio Carlos Arantes (PSDB).

De acordo com o presidente Agostinho Patrus, a promulgação foi realizada no último dia do prazo legal a fim de não prejudicar, por apenas um dia, nenhum servidor que pudesse estar completando o tempo necessário para sua aposentadoria.

O deputado informou também que nesta mesma segunda-feira seria enviado à sanção o texto relativo ao PLC 46/20.

Tramitação

Após assinar a promulgação, o presidente da Assembleia recordou algumas etapas da tramitação da reforma previdenciária, desde que ela chegou ao Parlamento, em 19 de junho.

VocêPode Gostar

Jovem sorri ao apertar a mão de um recrutador durante reunião em sala de escritório com documentos sobre a mesa.

Projeto de incentivo ao primeiro emprego para jovens entre 18 e 29 anos é aprovado pelo Senado

29 de maio de 2026, 09:19h
Jovem sorridente exibe Carteira de Trabalho brasileira em fundo amarelo.

O que muda com o fim da escala 6×1? Confira os principais pontos

28 de maio de 2026, 09:53h
Carteira de Trabalho física do Brasil em mãos de trabalhador.

Fim da escala 6×1: Câmara aprova redução da jornada para 40 horas semanais

28 de maio de 2026, 08:29h

Ele ressaltou, em especial, o trabalho realizado durante o Seminário Reforma da Previdência do Estado, em que foram ouvidos representantes dos servidores e parlamentares que participaram das reformas realizadas em nível federal e também nos estados da Bahia e do Rio Grande do Sul.

Durante o seminário legislativo, 37 entidades representativas dos servidores apresentaram 244 sugestões de modificações nas propostas iniciais do governo.

Agostinho Patrus salientou que essas sugestões foram analisadas por todos os parlamentares, em especial pelo relator da PEC 55/20 na Comissão Especial, Cássio Soares (PSD), que manteve os entendimentos com as entidades sindicais até a aprovação do texto final.

O presidente da Assembleia disse esperar que a reforma da previdência aprovada pela Assembleia seja um passo importante para o desenvolvimento de Minas Gerais mas, acima de tudo, com respeito pelos servidores do Estado.

“O PLC, e também a PEC, foram muito analisados, discutidos, debatidos com a população mineira e por isso mesmo tiveram uma grande melhoria no seu conteúdo”, avaliou o deputado Agostinho Patrus, complementando essa visão com uma citação do escritor Guimarães Rosa: “Mais importante do que a partida ou a chegada, é a caminhada”.

Mudanças na proposta original do Executivo

Se comparado à proposta original, encaminhada pelo governador em junho, o texto promulgado nesta segunda-feira incorporou mudanças importantes.

A principal delas foi a eliminação da autorização para que o Executivo crie uma contribuição extraordinária, caso as contas da previdência continuem deficitárias com a implementação das novas regras.

Essa seria uma cobrança suplementar à contribuição previdenciária regular, que teria que ser paga tanto por servidores efetivos quanto por aposentados e pensionistas, sem alíquota pré-determinada.

Com relação ao tempo de contribuição e às regras para que os servidores tenham o direito de se aposentar, a EC 104 estabelece a idade mínima de 62 anos para as mulheres e de 65 anos para os homens.

Isso para os servidores que forem admitidos após as novas regras entrarem em vigor.

Para os que já estão no serviço público, há regras de transição que foram modificadas na ALMG, a partir da proposta inicial do governo.

Para os professores, uma das categorias que sofreriam mais impactos com a reforma, há regras específicas de transição, inclusive no que se refere à idade mínima e ao tempo de contribuição.

Desde que cumpram os requisitos de tempo de contribuição e de permanência nos cargos, as professoras da rede estadual poderão se aposentar com 57 anos e os professores com 60 anos.

Outra mudança importante promovida pela ALMG foi com relação às regras de aposentadoria para os agentes penitenciários e socioeducativos, policiais civis e policiais legislativos.

A EC 104 estipula que esses servidores poderão aposentar-se com proventos integrais e reajustados pela regra da paridade com os efetivos, com a idade mínima de 50 anos para mulheres e 53 anos para os homens.

Transição

Para os atuais servidores, também houve mudanças nas regras de transição, em relação ao proposto originalmente pelo Executivo.

O texto promulgado reduz o tempo mínimo de exercício no cargo público.

A proposta original do governo exigia 20 anos, enquanto o texto aprovado no Plenário determina 10 anos, como prevê a legislação atual.

Fica mantida a regra de que os servidores que tenham ingressado no Estado até 31 de dezembro de 2003 poderão aposentar-se com proventos integrais aos 60 anos de idade, se mulher, e 65 anos, se homem.

Para os que iniciaram a carreira no Estado após 2003, as idades são as mesmas, mas o valor do benefício é calculado por regra específica.

Nesse caso, foi mantido o critério atual de cálculo da aposentadoria.

Dessa forma, para fixação do valor, será utilizado o percentual de 80% das maiores remunerações do servidor, excluindo-se os salários mais baixos.

Para aposentar-se, o servidor atual poderá optar por duas regras de transição: uma que considera um somatório de pontos vinculados à idade e ao tempo de contribuição e outra em que o servidor cumpre o chamado “pedágio”, um período adicional de contribuição correspondente a 50% do tempo que faltaria, de acordo com as novas regras.

Fonte: ALMG

Tags: de 2020direito previdenciarioEmenda à Constituição (EC) 104Legislação Previdenciáriamundo juridicoreforma da previdencia
Gizelle Cesconetto

Gizelle Cesconetto

Advogada, formada em 2017 pela Universidade Positivo. Pós-graduada em Direito Constitucional e Direito Processual Penal. Mais de 6 anos de experiência com Direito do Consumidor, Direito do Trabalho e Direito Civil.

Artigos Relacionados - Posts

Jovem sorri ao apertar a mão de um recrutador durante reunião em sala de escritório com documentos sobre a mesa.
Empregos

Projeto de incentivo ao primeiro emprego para jovens entre 18 e 29 anos é aprovado pelo Senado

29 de maio de 2026, 09:19h
Jovem sorridente exibe Carteira de Trabalho brasileira em fundo amarelo.
Notícias

O que muda com o fim da escala 6×1? Confira os principais pontos

28 de maio de 2026, 09:53h
Carteira de Trabalho física do Brasil em mãos de trabalhador.
Notícias

Fim da escala 6×1: Câmara aprova redução da jornada para 40 horas semanais

28 de maio de 2026, 08:29h
Fachada de uma agência da Previdência Social com grade na entrada e céu azul ao fundo.
Aposentadoria

Vazamento no sistema do INSS expõe dados de 2,8 milhões de CPFs de aposentados e pensionistas

27 de maio de 2026, 10:41h
Parlamentares reunidos em torno de mesa durante sessão de comissão na Câmara dos Deputados.
Notícias

Proposta que pode acabar com a escala 6×1 voltará ao debate nesta quarta-feira (27)

26 de maio de 2026, 17:19h
Trabalhadora sai de prédio comercial ao fim do expediente, com relógio marcando o horário ao fundo.
Notícias

Fim da escala 6×1: jornada será reduzida em 2 horas nos primeiros 60 dias de transição

26 de maio de 2026, 11:21h
Próxima postagem
COPASA

Assembleia de Minas debate impacto de privatização da Copasa

Trabalhe na Nubank em 2020: Empresa abre novas vagas de emprego no Brasil

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novidades

Homem olhando para notas de reais com expressão levemente feliz em frente a uma agência bancária, representando a liberação de até R$ 4.521 pelo PIS/Pasep em junho.

PIS/Pasep libera até R$ 4.521 em junho: veja calendário e quem tem direito ao valor

2 de junho de 2026, 11:59h
Homem de blazer azul-marinho e camisa clara observa bolas numeradas em globo transparente de sorteio em estúdio de TV

Resultado da Loteria dos Sonhos de hoje 02/06: Confira os números premiados da manhã

2 de junho de 2026, 11:04h
Adolescente concentrado escreve em apostila sobre carteira escolar em sala de aula

Estudantes podem fazer o Enem 2026 como treineiros? Saiba como funciona

2 de junho de 2026, 10:49h
Homem brasileiro revisando documentos do Imposto de Renda 2026 enquanto utiliza o computador, representando a correção de dados enviados à Receita Federal.

Declaração do Imposto de Renda 2026: veja até quando é possível corrigir informações enviadas à Receita

2 de junho de 2026, 09:49h
Idosa aguarda atendimento do INSS com RG e documentos.

Atendimentos do INSS para perícias médicas e avaliações sociais acontecem sem agendamento nesta terça-feira (2)

2 de junho de 2026, 09:14h

Sobre o Notícias Concursos

O portal Notícias Concursos foi criado em 2010 com objetivo de ajudar aqueles que almejam uma vaga na carreira pública, através de notícias e dicas relacionadas a Concursos Públicos. Com o passar dos anos ampliamos nosso editorial com: Benefícios Sociais, Direitos do Trabalhador, Economia, entre outros. Nossos conteúdos prezam pela qualidade e objetividade. Pertencemos ao grupo SENA ONLINE, 20 anos de credibilidade em conteúdo web.

Inscreva-se no Canal

canal youtube noticias concursos

Institucional

  • Cronograma dos Concursos
  • Sobre Nós
  • Política de Verificação de Fatos
  • Príncipios Editorais
  • Privacidade
  • Propriedade e Financiamento
  • Equipe
  • Fale Conosco
  • Mapa do Site
  • Calendário
  • Concursos Abertos
  • Concursos Previstos
  • Federais
  • Por Área
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
  • Outros

© 2025 Notícias Concursos - Marca Registrada.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Calendário
  • Concursos Abertos
    • Concursos Federais
    • Centro Oeste
    • Sul
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
  • Concursos Previstos
    • Concursos Federais
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Federais
  • Por Área
    • Área Administrativa
    • Área Bancária
    • Área Educação
    • Área Fiscal
    • Área Jurídica
    • Área Saúde
    • Área Segurança Pública
    • Área Tribunais
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CadÚnico
    • CAIXA Tem
    • Desenrola
    • Farmácia Popular
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
  • Outros
    • Concurso Unificado
    • Concursos por Nível
      • Concurso Nível Fundamental
      • Concurso Nível Médio
      • Concurso Nível Superior
      • Concurso Nível Técnico
    • Concursos por Cargo
      • Carteiro
      • Guarda Municipal
      • Policial Civil
      • Policial Federal
      • Policial Militar
      • Polícia Penal
      • PRF
    • Educação
    • Direitos Trabalhador
      • Aposentadoria
      • 13º Salário
      • Férias
      • FGTS
      • PIS/PASEP
      • Salário Mínimo
      • Seguro-Desemprego
    • Loterias
      • Resultado Loterias – Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Timemania, Dia de Sorte, Super Sete, Loteca, Federal, +Milionária
      • Mega-Sena
      • Lotofácil
      • Quina
      • Federal
      • Dupla Sena
      • Loteria dos Sonhos
      • Lotomania
      • Milionaria
      • Super Sete
      • Timemania
      • Dia de Sorte
    • Moedas Raras
    • Enem e Vestibular
    • Empregos
    • Testes de QI

© 2025 Notícias Concursos - Marca Registrada.

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.