Mercado de trabalho: Como se planejar para o pós-pandemia

Por conta do avanço da vacinação, a pandemia começa a dar sinais de enfraquecimento e o mercado de trabalho passa a reagir. 

Durante esse período, muitas pessoas tiveram medo de perder seus empregos. Por outro lado, muitos indivíduos enxergam que esse é o momento de viver a carreira com um propósito. 

Mesmo com o mercado empresarial recheado de dúvidas para o futuro, já estão sendo identificados sinais de novas tendências. 

Setores apresentam crescimento

Alguns setores tiveram avanços notórios ao longo dos últimos meses, sobretudo por conta da contingência do novo coronavírus, podemos citar os  segmentos:

  • Agronegócio;
  • Saúde;
  • Tecnologia;
  • e-commerce;
  • Logística. 

Além disso, a adesão dos profissionais ao home office ou modelo híbrido de trabalho, orientados para alcançar seus objetivos e manter a  produtividade, exige novas competências.

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e tecnológico, os profissionais que se aplicarem à educação continuada se destacam entre os recrutadores. 

Alguns fatores que antes não eram levados tão em conta, como inteligência emocional, autoconhecimento e relacionamento interpessoal (soft skills), estão sendo cada vez mais decisivos nos processos de contratação. 

Para as pessoas que buscam replanejar suas carreiras para o momento de pós-pandemia, considerar a atuação em novas formas de trabalho que surgiram durante esse período pode ser um grande diferencial. 

Dicas para fazer um bom planejamento para o pós-pandemia

O executivo sênior elencou algumas dicas importantes para realizar essa transição de forma segura, veja abaixo!

1) Atualize sempre que possível os seus conhecimentos em sua área de atuação.

2) Fique por dentro das tendências e mudanças na sua profissão frente às relações de trabalho e suas inovações.

3) Prepare um CV e perfil de destaque ressaltando suas qualificações, experiências e contribuições em cada local onde trabalhou.

4) Identifique quais os setores que valorizam melhor a sua experiência.

5) Estruture um plano de ação para sua apresentação junto as empresas alvo.

6) Realize a expansão do networking, faça novas conexões com pessoas e empresas relacionadas a sua área profissional e adicione pessoas com quem trabalhou anteriormente. Afinal, a indicação ainda é a melhor forma para uma recolocação.

7) Se possível conte com a ajuda de uma empresa especializada em transição de carreira para aumentar de forma direcionada e segura sua apresentação às oportunidades pertinentes ao seu perfil e objetivos.

Durante a pandemia, repensar a carreira acabou se tornando um hábito para muitos dos profissionais. 

Observar os sinais de descontentamento o quanto antes é essencial para planejar uma mudança de carreira de maneira eficaz, sempre priorizando o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

E então, gostou das dicas? Não deixe de ler também – Mais um estado anuncia prorrogação do seu Auxílio Emergencial

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.