Mercado de investimentos: a volatilidade do mercado e o planejamento para o novo investidor

A volatilidade do mercado e o planejamento para o novo investidor são fatores relevantes no mercado de investimentos. Saiba mais!

É possível que você entre no mercado de investimentos aumentando a sua rentabilidade, ainda que você seja uma pessoa física que – até então – era fiel à caderneta de poupança.

Mercado de investimentos: a volatilidade do mercado e o planejamento para o novo investidor

A poupança pode ser conceituada como um hábito dentro de um planejamento financeiro flexível. Por isso, você pode continuar mantendo esse hábito e diversificar seus investimentos para além da caderneta tradicional.

No entanto, a diversificação de investimentos requer um planejamento financeiro para que você analise os riscos e também minimize as chances de cair em fraudes e golpes. Visto que, assim como ocorre com o Pix e com o Open Banking, também o mercado de investimentos é bastante utilizado para diversas ações de má-fé, principalmente na internet.

Busque por sites oficiais e relevantes

Por isso, é considerável que o novo investidor faça uso de plataformas oficiais como o site do Banco Central do Brasil (BCB) e da Bolsa de Valores do Brasil (B3). Uma vez que são plataformas que permitem que você aumente o seu conhecimento e faça uso dos simuladores disponibilizados por diversos sites; o que pode ser interessante para o novo investidor por diversos aspectos.

 Comece por opções de renda fixa

Não há uma regra sobre como você deve investir, porém, é aconselhável que os investidores iniciantes comecem por opções de renda fixa, considerando que as opções de renda fixa permitem que você saiba qual valor será resgatado; o que pode aumentar sua segurança para que você entenda melhor o comportamento desse mercado. Por exemplo, o Tesouro Direto permite que invista valores baixos, de modo que você possa escolher se deseja investir a longo, médio ou curto prazo.

Diversifique suas opções

Sendo assim, é relevante que você faça investimentos diversificados de valores baixos para que você entenda, de forma prática, o conceito e o impacto de diversos fatores financeiros e econômicos nos investimentos. Por exemplo, é importante que você conheça a volatilidade do mercado e o impacto da Selic nos investimentos de renda fixa, dentre diversas outras vertentes inerentes a esse mercado.

Conheça o mercado de forma abrangente

Além disso, o fato de estudar sobre mercado de investimentos pode ajudar o novo investidor a entender melhor questões mais complexas e outras opções, como as criptomoedas, por exemplo.

Dessa forma, você poderá analisar melhor suas opções e criar um planejamento que faça sentido para atender às suas necessidades, de modo que você possa verificar a viabilidade de sair da poupança ou de mantê-la para determinados objetivos; ao passo que você deve realizar pequenos investimentos de forma faseada, até que você se sinta seguro para realizar um investimento mais elevado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.