Mercado de TI em alta: saiba como se qualificar de graça

Empresas abrem cursos gratuitos para capacitação em tecnologia

A qualificação ainda é um desafio para profissionais que desejam ingressar no mercado de trabalho na área de Tecnologia da Informação (TI). Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), num prazo de cinco anos, haverá quase 800 mil novos postos de trabalho na área sem ter pessoas suficientes e capacitadas para atuar. O Brasil forma 46 mil profissionais com perfil tecnológico por ano, ou seja, não é o suficiente para atender a demanda.

LEIA MAIS: iFood oferece 5 mil vagas para curso de tecnologia (saiba mais)

As empresas de tecnologia sabem disso e têm preparado diversas iniciativas para diminuir este déficit, inclusive apostando em cursos gratuitos para capacitar profissionais. São diversas iniciativas que estão sendo lançadas nas últimas semanas e um exemplo é a do Instituto PROA, que desenvolveu o curso PROPROFISSÃO. A próxima turma disponibilizará 150 vagas e iniciará em 6 de fevereiro de 2023. 

Os jovens receberão notebook, plano de dados, uniforme, mochila, vale-transporte e todo suporte necessário para acompanhar as aulas – que acontecerão de segunda a sexta-feira em dois turnos: manhã (9h às 13h) e tarde (14h às 18h). O curso tem duração de seis meses e é semipresencial. Às segundas, quartas e sextas-feiras os alunos podem acompanhar de forma remota, já às terças e quintas-feiras as aulas serão presenciais no Senac Lapa Tito (R. Tito, 54 – Vila Romana, São Paulo – SP). 

Para participar os interessados precisam estar cursando ou terem concluído o 3º ano do Ensino Médio na rede pública e residirem nas cidades da Grande São Paulo. As inscrições irão até o dia 10 de novembro de 2022 e podem ser feitas no site da organização: https://www.proa.org.br/.  

Operador de planos de saúde também abre vagas 

Outra empresa que também abriu um curso gratuito de tecnologia é o Hapvida NotreDame Intermédica, operador de planos de saúde. Este programa tem como público-alvo pessoas com deficiência física e psicológica, negras, LGBT+ e com mais de 50 anos de idade. A ideia é qualificar rapidamente, em seis meses, profissionais que possam até mesmo atuar na própria companhia. 

As inscrições abriram na última terça-feira (1/11) e faz parte da iniciativa ONE (Oracle Next Education), que conta com aulas semanais, com pelo menos três horas de duração, totalmente online e gratuitas. Além disso, há tira-dúvidas ao vivo.   

Para participar do Programa One, os interessados devem ter idade mínima de 18 anos; estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio em escola pública (ou particular com bolsa); não ter e nem cursar nível superior; não estar trabalhando com TI ou desenvolvimento de sistemas; ter acesso à internet e a um computador para assistir às aulas do curso, e disponibilidade de tempo para estudar. As inscrições podem ser feitas pelo link https://app.aluracursos.com/form-one/registro/hapvida-4. 

Oracle abre próprio curso 

A própria Oracle abriu vagas próprias para o ONE com a ajuda do Alura Include. São 44 mil vagas para pessoas da América Latina que querem se capacitar, mas que não tiveram a oportunidade de ter acesso a uma educação de qualidade. 

O Alura Include, programa de impacto social da Alura Para Empresas, ajuda organizações como a Oracle a criar oportunidades de tecnologia para diversos talentos, por meio de caminhos de aprendizado em Front-end ou Back-end, além de acompanhamento por especialistas. Mesmo a partir desta próxima turma, os próprios alunos poderão escolher qual das duas especializações seguir.  

Com datas de início e término, o curso Oracle na plataforma Alura é composto por 4 módulos. Na primeira fase de seleção do programa, o aluno passa pela rota de Lógica de Programação e Desenvolvimento Pessoal. Quem o conclui torna-se aluno ONE, podendo optar pelo seguinte percurso: Formação Front-End e React ou Back-End e Spring Training, juntamente com Business Agility e Entrepreneurship, com 563 e 567 horas de conteúdos, respetivamente. O curso é 100% online e os alunos têm a flexibilidade de assistir às aulas e concluir os projetos de acordo com sua disponibilidade, seguindo o horário das aulas.  

Para se inscrever, o participante deve acessar o site oficial do programa, verificar os pré-requisitos e preencher o formulário on-line em www.oracle.com/br/one ou www.oracle.com/lad/one. O Oracle Next Education é totalmente gratuito e online. As inscrições estão abertas entre 1 e 21 de novembro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.