MEI agora pode comprar carros com descontos de até 20%; Veja como!

MEI acaba de entrar nos programas de venda direta das montadoras de carros.

Agora, o trabalhador que se tornar um Microempreendedor Individual (MEI) contará com mais um benefício: a possibilidade de comprar um carro zero com descontos de 20%.

Esta categoria de empreendedores acaba de entrar nos programas de venda direta das montadoras de carros. A possibilidade também está disponível para funcionários públicos, empresas e frotistas.

A porcentagem de desconto para MEI é variável, de acordo com a montadora, o modelo e a versão do automóvel que está disponível para a venda. Desta forma, confira a seguir o funcionamento desta novidade!

Desconto MEI para compra do carro zero

Neste programa de venda das montadoras, a compra é feita diretamente no fabricante, no entanto, é intermediada pelas concessionárias, devido ao fato de ser feita para CNPJ. Sendo assim a vantagem para o cliente é que ele pagará por um modelo que ainda está em produção, ao invés de um que já está fabricado.

Entretanto, este recurso disponibilizado para quem é MEI faz com que a compra do automóvel demore um pouco mais. Com isso, para solicitar o modelo, a concessionária irá exigir os documentos que comprovem a existência da empresa.

Além disso, a documentação exigida varia de acordo com a montadora. No entanto, os documentos básicos que geralmente são exigidos são: Cartão CNPJ e o Certificado da Condição de Microempreendedor Individual.

Todavia, é importante destacar que, quando o MEI realizar esta compra, o carro passará a ser da empresa, e não do dono, o que implica algumas diferenças. A critério de exemplo, o carro pode ser penhorado para pagar dívidas da pessoa jurídica, o que não aconteceria caso estivesse no nome do dono.

Isso ocorre na situação contrária também. Desta forma, um IPVA atrasado, por exemplo, será cobrado da empresa. Para casos de multas, é preciso identificar o motorista para efeitos de pontuação na CNH.

No mais, também existem algumas regras para que o MEI possa comprar o veículo com o desconto de 20%. Dentre elas, está a impossibilidade de venda do carro antes de completar um período de 12 meses da compra. Inclusive, o carro não pode ser transferido antes do prazo estipulado.

Como solicitar o serviço?

Para solicitar este tipo de compra, o MEI deve se dirigir a área de “Venda Direta” das concessionárias. Alguns exemplos de empresas que aceitam este tipo de serviço são: Toyota, Volkswagen, Nissan, Hyundai, entre outras.

Sendo assim, ao comprar através dessa modalidade, os veículos podem demorar até 150 dias para serem faturados e entregues ao MEI. Com isso, o valor pode ser reajustado de acordo com a tabela do mês de recebimento, no entanto, a alíquota de desconto é mantida.

Como dito, as porcentagens de desconto variam de acordo com as marcas dos veículos. Na Volkswagen, por exemplo, o MEI consegue comprar todos os modelos nesta modalidade de venda para CNPJ, com descontos que variam de 6% a 17%, de acordo com o modelo e utilização do veículo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.