Como perder o medo de pedir demissão?

Perder o medo de pedir demissão parece algo longe da sua realidade? Pois saiba que você não está sozinho nessa situação.

Muitas pessoas procuram dicas para lidar com esse medo e assim conseguir ter coragem para agir. Mas, antes de você se sentir “medroso” por não conseguir, encare isso como algo normal.

Afinal, pedir demissão é fazer com que diversas mudanças comecem a acontecer em nossas vidas. E as mudanças, de maneira geral, provocam desconforto e desconfiança em nós. Esses podem ser os motivos pelos quais você tem medo.

Assim, quando você percebe que o medo de pedir demissão é mais comum e natural do que você imaginava, você pode compreender que está tudo bem se sentir assim. Até porque o importante é respirar fundo e agir, e não se sentir um super-herói sem medo.

E para lhe ajudar com essa ação, separamos dicas que podem ser úteis. Acompanhe este texto até o fim e saiba mais!

Como perder o medo de pedir demissão?

Na realidade, não podemos dizer que existe uma fórmula de como perder o medo de pedir demissão. O que existe são ações que podem lhe ajudar a se sentir mais preparado para o momento.

Isso quer dizer que o medo natural pode permanecer, mas, o importante é construir um subsídio mental para lidar com ele.

Abaixo, portanto, listamos considerações que partem dessa ideia:

1- Pense com antecedência no que será dito – preparar um discurso é interessante

Não aja por impulso. Embora agir de maneira rápida possa evitar que a sua mente fique arquitetando situações que aumentem o medo, o impulso exagerado pode fazer com que você fale coisas ruins.

Por isso, pense com antecedência no que será dito. Vale, ainda, conversar consigo mesmo na frente do espelho.

Vale salientar que você não precisa decorar um texto, mas listar os principais pontos a serem falados é importante.

2- Considere o pedido como uma nova oportunidade para a sua vida

Tente mudar a perspectiva que você tem sobre a demissão. Ao invés de enxergá-la apenas como o fim de algo, tente visualizá-la como uma nova oportunidade que surge em sua vida. Isso pode amenizar o desconforto do medo.

3- Não comente sobre a decisão com colegas antes de falar com o seu chefe

Antes de fazer o anúncio oficial ao seu chefe, não fique comentando a sua decisão com os seus colegas. Isso pode ser visto como algo negativo pelos gestores, caso eles descubram por meio da fofoca.

4- Converse com algum familiar de confiança sobre a sua decisão

Converse com uma pessoa (de fora do trabalho) e que seja de confiança. Fale sobre o seu medo, ensaie a sua forma de solicitar o desligamento e use essa conversa para perder o medo de pedir demissão.

5- Não espere muito tempo – se a decisão está tomada, aja!

Se você já refletiu há muito tempo e já pensou bastante sobre o que vai dizer ao seu chefe, então é hora de agir.

Ficar esperando o tempo passar vai piorar a situação e impedir cada vez mais que você consiga perder o medo de pedir demissão. Tome a sua decisão e vá fundo! É um direito seu querer o desligamento. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.