MEC libera resultado do 2º processo seletivo do Fies 2022

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira, dia 16 de agosto, o resultado do 2º processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2022. Desse modo, os candidatos já podem consultar o resultado por meio do Portal de Acesso Único ao Ensino Superior.

De acordo com o cronograma, os candidatos selecionados devem completar as informações para garantir o financiamento. A complementação da inscrição deve ser feita a partir de amanhã (17) até a próxima sexta-feira, dia 19 de agosto, na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição que ofereceu a vaga.

Conforme as diretrizes do Fies, o programa conta com uma chamada única. Desse modo, os estudantes que não foram selecionados são automaticamente inscritos na lista de espera.

De acordo com o cronograma, a pré-seleção dos candidatos participantes da lista de espera do 2º processo seletivo será no período de 22 de agosto até as 23h59 do dia 22 de setembro (horário oficial de Brasília).

Como foi a seleção?

Segundo dados do MEC, essa edição do Fies conta com a oferta de 44.370 financiamentos em cursos de graduação de instituições de ensino superior particulares de todo o país. 

A classificação dos candidatos foi feita a partir das notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Nesta edição, foram aceitas as notas das edições do Enem ocorridas de 2010 a 2021. O pré-requisito é o candidato ter obtido a média de 450 pontos ou mais nas provas objetivas e nota acima de zero na prova de redação.

Além disso, a seleção leva em conta também critérios de renda para o financiamento estudantil. Portanto, só podem concorrer ao financiamento as pessoas que tenham uma renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos per capta

Acesse o edital do Fies 2022/2 na íntegra para mais detalhes.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Fuvest abre hoje o período de inscrição para o Vestibular 2023 da USP; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.