MEC encerra hoje (30) as inscrições do ProUni 2023/2

O Ministério da Educação (MEC) encerra nesta sexta-feira, dia 30 de junho, o período de inscrição para o Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2023/2. A iniciativa estudantil promove a oferta de bolsas de estudo para ingresso em cursos de graduação ofertados por instituições de ensino superior privadas.

De acordo com o edital, os estudantes interessados em participar dessa edição do ProUni poderão realizar as inscrições até as 23h59 desta sexta (horário de Brasília). 

ProUni 2023/2: Como se inscrever?

As inscrições para o ProUni são recebidas de forma virtual e gratuita, de modo que não há cobrança de nenhuma taxa de participação.

Conforme as orientações do edital, para se inscrever, os estudantes devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e fazer login no sistema do ProUni com o cadastro do gov.br.

Após acessar o sistema, os candidatos deverão preencher todas as informações solicitadas pelo formulário eletrônico. Além dos dados pessoais, o estudante precisará informar, por exemplo, a sua renda familiar per capita e a modalidade de concorrência. No momento da inscrição, o estudante poderá escolher duas opções de cursos de graduação. 

ProUni: Processo de seleção

Tradicionalmente, para a classificação dos inscritos no ProUni, o MEC usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para essa edição do programa, poderão se inscrever os candidatos que tenham feito uma das duas últimas edições do exame, o Enem 2021 e/ou o Enem 2022.

De acordo com o edital, para participar, o estudante precisa ter obtido pelo menos 450 pontos na média geral das notas do Enem e nota acima de zero na prova de redação. Os estudantes que tenham feito o Enem como “treineiros” não poderão participar do programa.

O sistema do ProUni também considera os critérios de renda para a concessão das bolsas. Para concorrer às bolsas integrais, a renda exigida é de até um salário mínimo e meio (R$ 1.953) per capta, enquanto a exigência para as bolsas parciais é de até três salários mínimos (R$ 3.906) per capta.

Prouni
O período de inscrição para o Prouni 2023/2 foi aberto na última terça-feira (27). Imagem: O Imparcial/ Reprodução

Critérios para participar do ProUni

Além dos critérios indicados acima, o edital do ProUni estabelece ainda que, para participar, o candidato deve se encaixar em um dos seguintes critérios:

  • Ter cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
  • Ter cursado o ensino médio em instituição privada como bolsista;
  • Tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada (com ou sem bolsa);
  • Ter cursado o ensino médio integralmente em instituição privada como bolsista parcial;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. 

Na concessão das bolsas, o MEC dá prioridade aos candidatos que tenham estudado em escola pública. Em seguida, são prioridade as pessoas que tenham estudado em escola privada na condição de bolsista.

Resultados

O MEC divulga os resultados do ProUni em duas chamadas. A 1ª chamada do ProUni 2023/2 está prevista para o dia 4 de julho, com a confirmação de informações da 1ª chamada entre os dias 4 e 14 de julho.

Já a divulgação dos pré-selecionados na 2ª chamada está prevista para o dia 24 de julho, com a comprovação das informações entre 24 de julho e 3 de agosto.

Os candidatos não aprovados em uma dessas duas chamadas poderão indicar interesse na lista de espera nos dias 14 e 15 de agosto. A divulgação do resultado da lista de espera está prevista para 18 de agosto.

Acesse o edital do ProUni na íntegra para mais informações.

Leia também IFPR abre inscrições para o Processo Seletivo 2023/2, com a oferta de mais de 6 mil vagas; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.