O Ministério da Educação (MEC) e o Ministério de Relações Exteriores (MRE) abriram o período de inscrição para a seleção do Programa de Estudantes para 2023 – Convênio de Graduação (PEC-G). Conforme estabelecido do edital, as inscrições são gratuitas.
O programa consiste em uma cooperação educacional que possibilita que estudantes de países em desenvolvimento tenham a oportunidade de fazer um curso de graduação em instituições brasileiras de educação superior.
De acordo com o edital, o período de inscrição segue aberto até o dia 5 de agosto. O edital estabelece ainda que as inscrições devem ser feitas junto à missão diplomática brasileira em país participante do PEC-G.
Podem se inscrever estudantes estrangeiros com idade entre 18 e 23 anos e com ensino médio completo. Os selecionados poderão realizar de forma gratuitas os seus estudos de graduação no Brasil. A inscrição exige a entrega de diversos documentos, como, por exemplo, o certificado de aprovação no Celpe-Bras.
Países participantes do (PEC-G) 2023
Na seleção, terão prioridade os candidatos inseridos em projetos de desenvolvimento socioeconômico que sejam objeto de acordo entre o Brasil e os países de origem. Além disso, as diretrizes determinam que o estudante selecionado deverá assumir o compromisso de regressar a seu país e contribuir com a área na qual se formou.
Participam do programa países da África, da Europa, da América Latina e Caribe, e da Ásia e Oceania. A lista completa de países participantes está disponível no edital, mas pode sofrer alteração até o final do prazo para a inscrição.
De acordo com o edital, o resultado preliminar e o resultado final, bem como a lista de espera do Processo Seletivo do PEC-G 2023, serão divulgados no site do DTED/MRE.
Veja mais informações no edital do Programa de Estudantes.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também UFLA aplica as provas da 1ª etapa do PAS 2021 na tarde deste domingo (26); saiba mais.