MEC: capacitação avançada para gestores educacionais

O MEC disponibilizou a capacitação avançada para gestores educacionais da alfabetização, de acordo com informações oficiais. Saiba mais!

O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou a capacitação avançada para gestores educacionais da alfabetização, de acordo com informações oficiais. 

MEC: capacitação avançada para gestores educacionais

Os interessados poderão ter acesso a seis cursos on-line e gratuitos, além de três painéis, destaca o Ministério da Educação (MEC). Os gestores da educação voltados para a alfabetização têm mais uma opção para se capacitarem. 

Certificação Avançada: avanço nos desafios da rotina do profissional

O Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), disponibiliza, desde 2021, a Certificação Avançada para Gestores Educacionais da Alfabetização a fim de auxiliar a categoria nos desafios da rotina.

Conforme informa o Ministério da Educação (MEC), a certificação é voltada para diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos e gestores de redes educacionais, por meio do Programa Tempo de Aprender.

Termos relevantes e gestão de pessoas

A formação tem como objetivo capacitar gestores escolares, preparando-os para os desafios da rotina dentro das escolas e os tornando profissionais versáteis, familiarizados com temas de caráter organizacional de gestão de pessoas, de acompanhamento pedagógico e tantos outros, que devem se articular para a promoção da aprendizagem dos estudantes. 

Após 10 anos, aproximadamente, sem disponibilização de cursos específicos para esse público de gestores, essa certificação foi muito aguardada, destaca o Ministério da Educação (MEC).

ENAP

A Certificação Avançada para Gestores Educacionais da Alfabetização faz parte de uma parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e é uma das ações mais recentes a integrar o portfólio do Programa Tempo de Aprender, voltada às competências e habilidades que todo gestor da etapa da alfabetização deve dominar para desempenhar com excelência suas atribuições, de acordo com as informações oficiais do Ministério da Educação (MEC).

A capacitação divide-se em seis cursos, sendo eles: Gestão Organizacional; Gestão de Pessoas; Gestão dos Recursos Escolares; Gestão de Bens e Serviços na Escola; Gestão da Informação; e Gestão Pedagógica e Alfabetização. 

Para receber o certificado, o gestor deve ser aprovado em todos os cursos gradualmente. Assim, caso aprovado em todos eles, automaticamente terá direito à sua certificação avançada com a carga horária total de 72 horas. O Ministério da Educação (MEC) disponibiliza o link para os cursos da Certificação Avançada.

Além disso, na capacitação, também estão disponíveis três painéis:

  • Tempo de mudar: a importância das reformas educacionais na gestão escolar; 
  • Tempo de Compartilhar: a contribuição do gestor escolar com o processo de ensino-aprendizagem; e 
  • Tempo de celebrar: gestores escolares que fizeram a diferença. 

Destes, dois foram elaborados contando com colaborações de professores internacionais, a fim de fomentar a inovação e trazer novos panoramas.

Painéis oficiais

Os cursos e painéis da capacitação podem ser acessados de forma gratuita e são totalmente on-line. Confira as informações pormenorizadas do Ministério da Educação (MEC). Acesse os painéis em:

Tempo de Mudar:

 https://www.youtube.com/watch?v=Kb-sAriGfto&t=4663s

Tempo de Compartilhar:

 https://www.youtube.com/watch?v=kdy-pZuHYqc&t=81s

Tempo de Celebrar:

  https://www.youtube.com/watch?v=IS5x2B4Cyb8

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.