MEC abre período de adesão das instituições ao Enare 2021 nesta segunda (20)

Instituições de ensino públicas e privadas de todo o país podem aderir ao Exame Nacional de Residência (Enare) 2021 a partir desta segunda-feira (20). De acordo com o Ministério da Educação (MEC) o período de adesão será aberto hoje e vai até a próxima sexta-feira, dia 24 de setembro.

Criado pelo MEC com o objetivo de otimizar a forma de selecionar os residentes, o Enare é realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao MEC.

Desse modo, a Ebserh irá disponibilizar uma plataforma para que as instituições interessadas possam realizar seu cadastro para participar do exame. Segundo a pasta, durante o período de cadastramento, haverá ampla divulgação do link para a plataforma.

O Enare visa aprimorar a residência médica por meio da seleção de candidatos para as vagas de residência. O Enare funciona de forma semelhante ao Enem/SiSU. Nesse sentido, os candidatos usam as notas obtidas no exame parar concorrer às vagas de residência segundo as áreas nas quais desejam atuar.

De acordo com o MEC, neste ano, o Enare terá a prova realizada nas capitais e em mais 20 municípios (a definir). Além da prova, o exame conta com a análise curricular que representa 10% do total da nota do candidato.

Sobre a versão piloto do Enare

Em 2020, o MEC realizou uma versão piloto do Enare, com a oferta de 304 vagas. Ao todo, 4 mil candidatos participaram do exame. De acordo com a pasta, 95% das vagas disponíveis foram ocupadas.

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, ressaltou no último dia 16 que o exame beneficia instituições e participantes. Segundo ele, “as universidades federais participantes [da 1ª edição do Enare] tiveram menos vagas ociosas e, para os candidatos, o ‘Enem da Residência’ apresentou vantagens como custo menor e data única para a realização das provas, dentre outras”.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja também UFPA abre inscrições do Vestibular 2021 via Enem para cursos EaD.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.