MEC abre inscrições para o SiSU 2024 entre os dias 22 e 25 de janeiro

O Ministério da Educação (MEC) já definiu e divulgou, por meio do edital no Diário Oficial da União (DOU), o período de inscrição para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2024, que será entre os dias 22 e 25 de janeiro.

A partir de 2024, o MEC realizará apenas uma edição anual do programa. Essa será a única oportunidade para ingressar no ensino superior por meio do SiSU durante o ano. As inscrições, como de costume, serão gratuitas e exclusivamente virtuais.

Edição do SiSU em 2024

Segundo a Assessoria de Comunicação Social do MEC, a edição do SiSU em 2024 terá apenas uma etapa de inscrição para os candidatos às vagas das instituições participantes. As vagas oferecidas serão para cursos com início das aulas no primeiro e no segundo semestre de 2024, conforme os Termos de Adesão assinados pelas instituições de ensino superior.

O SiSU, criado em 2010 pelo governo federal, visa ser uma alternativa aos vestibulares das instituições públicas de Ensino Superior. Até o final de 2023, o MEC realizava duas edições anuais do processo seletivo, mas decidiu pela mudança para apenas uma edição por ano.

Universidades e institutos públicos participantes ofertam diversas vagas anualmente por meio do SiSU para novos alunos, sendo a seleção baseada no desempenho dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O MEC aceita apenas as notas mais recentes do exame.

Podem concorrer às vagas do SiSU aqueles que concluíram o ensino médio e participaram da última edição do Enem, alcançando a média mínima estipulada no edital do programa.

Inscrições 

O período de inscrição para o SiSU 2024 será de 22 a 25 de janeiro, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, usando as credenciais do gov.br. Os candidatos podem selecionar até duas opções de curso, sendo a primeira priorizada, e escolher concorrer em ampla concorrência ou por meio do sistema de cotas.

O resultado único do SiSU 2024 está previsto para 30 de janeiro, com matrículas dos selecionados entre 1º e 7 de fevereiro. Os não convocados podem participar da lista de espera, com prazo de manifestação entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro.

Como será apenas uma edição em 2024, a lista de espera poderá ser utilizada ao longo do ano pelas instituições.

Para mais informações, consulte o edital do SiSU 2024.

Mudanças do SiSu em 2024

As mudanças no Sisu para 2024 estão gerando expectativas entre os estudantes que prestam vestibular para ingressar em universidades públicas em todo o Brasil. Estas alterações, segundo Átila Zanone, coordenador de conteúdo do Fibonacci Sistema de Ensino, não devem causar alarme, mas sim ser encaradas com calma e serenidade. Portanto, o sistema continua sendo um desafio comum a todos os envolvidos.

Aqui estão as principais mudanças:

O Sisu, que anteriormente era realizado semestralmente, passará a ter apenas uma edição anual em 2024. Isso permitirá aos candidatos antecipar a convocação para os cursos. Aqueles aprovados no início do ano iniciarão as aulas imediatamente, enquanto os convocados para o meio do ano aguardarão alguns meses.

Essa mudança na frequência das edições do Sisu pode tornar as notas de corte mais determinantes, impactando especialmente os estudantes que buscam cursos de alta concorrência, conforme observado por Átila Zanone.

Outra mudança significativa é a adaptação do programa às alterações da nova Lei de Cotas. Inicialmente, todas as instituições classificarão todos os candidatos na mesma lista de ampla concorrência. Tanto quanto os cotistas disputarão vagas nessa categoria antes de competirem pelas vagas reservadas exclusivamente para eles. Essa medida visa beneficiar candidatos que realmente necessitam de políticas compensatórias para acessar o ensino superior.

Critérios de renda

Em relação aos critérios de renda, destaca-se a redução do critério de renda familiar mensal de 1,5 para 1 salário mínimo, proporcionando mais suporte às famílias de baixa renda.

As instituições de ensino superior unificaram a lista de espera do Sisu 2024, utilizando-a como uma única lista ao longo do ano. Neste caso, cada uma seguindo suas próprias regras para o preenchimento de vagas. Essas mudanças buscam aprimorar o processo seletivo e beneficiar diferentes grupos de candidatos.

Além do Sisu, é importante lembrar que existem outras maneiras de ingressar na faculdade. Sobretudo como a Quero Bolsa, que oferece bolsas de até 80% para cursos de graduação, sem a necessidade de ter realizado o Enem ou comprovar renda.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.