MDR: a relevância da mobilidade urbana e os desafios atuais 

Os planos para a mobilidade urbana enfrentam muitos desafios atuais, conforme informações do MDR. Saiba mais!

Os resultados deste relatório levam em conta somente as informações prestadas pelos representantes das prefeituras em resposta aos ofícios enviados, destaca o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). 

A relevância da mobilidade urbana e os desafios atuais 

A mobilidade urbana é uma das prioridades da pauta de planejamento das cidades modernas. Os gestores públicos precisam enfrentar o desafio de apresentar soluções para o tráfego de 3,5 milhões de novos veículos que, a cada ano, passam a circular pelas vias urbanas do país, além da frota atual de 75 milhões, de acordo com informações oficiais.

Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR): dados consolidados

Outro ponto importante destacado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) é que os resultados vêm sendo consolidados mensalmente. Para os municípios que responderam a algum levantamento mais de uma vez prestou informações seguidas vezes, foi considerada apenas a última resposta.

Resultados: IBGE e o Plano de Mobilidade Urbana

Segundo os critérios elencados pelo § 1º do art. 24 da PNMU e conforme dados publicados pelo IBGE, são ao menos 2.024 municípios obrigados a elaborar e a aprovar o Plano de Mobilidade Urbana. Deste universo, 1.389 municípios (69% do total de obrigados a elaborar Plano de Mobilidade Urbana) já prestaram informações ao Departamento de Projetos de Mobilidade e Serviços Urbanos (DEMOB), destaca o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

Dados oficiais 

Entre os municípios com mais de 250 mil habitantes, a taxa de resposta é consideravelmente maior: 108 municípios (93% do total), prestaram informações referentes ao Plano de Mobilidade Urbana.

Municípios e o Plano de Mobilidade Urbana

Já o número de municípios no país que declararam ter elaborado o Plano de Mobilidade Urbana chega a 336, sendo 315 entre os obrigados a aprovar o Plano de Mobilidade Urbana (ou 16% do total de obrigados a elaborar o plano). Mais uma vez, a taxa de conclusão do plano nos municípios com mais de 250 mil habitantes é maior. 

São 66 municípios (57%) com população superior a 250 mil habitantes que declararam ter elaborado o plano, destaca o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

O Plano Local de Mobilidade Urbana e o instrumento normativo 

Considerando todos os municípios do país, 252 declararam ter aprovado o Plano Local de Mobilidade Urbana em algum instrumento normativo (lei ou decreto), informa o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

Já entre os obrigados a elaborar o plano, são 236 (12% dos que são obrigados a elaborar o plano de mobilidade urbana). Nos municípios com mais de 250 mil habitantes, o número de planos aprovados em algum instrumento normativo chega a 45 (38% do total).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.