MCTI realiza abertura da V Expedição do Baixo São Francisco

Em Alagoas, MCTI realiza abertura da V Expedição do Baixo São Francisco. Confira informações oficiais do Ministério da Ciência!

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) participou, nesta quinta-feira (3), do início da 5ª Expedição Científica do Baixo São Francisco. O evento de abertura aconteceu na cidade de Piranhas, em Alagoas, no Centro Cultural Miguel Arcanjo de Medeiros, com apresentações culturais da Orquestra Filarmônica.

MCTI realiza abertura da V Expedição do Baixo São Francisco

Baseada em ciência, educação e saúde, a 5ª Expedição Científica do Baixo São Francisco chega ainda mais fortalecida e embasando as ações dos 66 pesquisadores voluntários de todo o Brasil, que acontece de 3 a 12 de novembro, e eles farão das barcas-laboratório o seu lar nos próximos dias, informa a divulgação oficial.

A Expedição irá passar por sete municípios de Alagoas e três de Sergipe, contemplando toda a região do Baixo São Francisco, informa o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Pesquisa

Os pesquisadores participantes vão desenvolver várias ações, como coleta de amostras e análise da água, do solo, da ictiofauna, da flora, do pescado nas feiras livres, da situação de saúde da população ribeirinha, de indígenas e quilombolas e muito mais. Ao todo, serão 35 áreas de pesquisa, e os resultados serão disponibilizados em livro, como em anos anteriores. ( Acesse aqui as edições passadas).

Sustentabilidade

A educação ambiental é outro aspecto que tem se fortalecido por meio de palestras de conscientização e sensibilização nas escolas públicas e nas comunidades, de instalação de Pontos de Entrega Voluntária (PEV), de plantio de árvores nativas para reflorestamento das matas ciliares e de trabalho com as colônias de pescadores da região, já que restos de materiais de pesca também são uma grande fonte de poluição nos rios e oceanos, enfatiza o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Parceria

Conforme destaca a divulgação oficial, a Expedição Científica do Baixo São Francisco é realizada pela UFAL, por meio de investimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), CBH São Francisco, Codevasf, Semarh-AL e Fapeal. Tem apoio da Fundepes, Agência Peixe Vivo, Tanto Expresso, ICMBio, Emater-AL, Hanna Instruments, Colgate, Rotary Club Arapiraca, Grupo Coringa, Andrade Distribuidor LTDA e das seguintes universidades e instituições de pesquisa: UFRPE, UFBA, Unir, UFPB, UFS, INPI, UEFS e do IEAPM.

Itinerário da 5ª Expedição:
  • Dia 3 de novembro: Piranhas (AL);
  • Dia 4 de novembro: Pão de Açúcar (AL);
  • Dia 5 de novembro: Gararu (SE) e Traipu (AL);
  • Dia 6 de novembro: São Brás (AL);
  • Dia 7 de novembro: Propriá (SE);
  • Dia 8 de novembro: Igreja Nova (AL) e Chinaré;
  • Dia 9 de novembro: Penedo (AL);
  • Dia 10 de novembro: Piaçabuçu (AL);
  • Dia 11 de novembro: Foz do São Francisco e Brejo Grande (SE);
  • Dia 12 de novembro: encerramento da Expedição em Penedo (AL).
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.