De acordo com informações oficiais, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) apoia o Programa Escola Azul, que dissemina a cultura oceânica no Brasil.
MCTI: o Programa Escola Azul objetiva inserir a cultura oceânica nas escolas do Brasil
Conforme destaca a divulgação oficial realizada na data desta publicação, 27 de junho de 2022, as escolas interessadas podem se cadastrar a qualquer momento para integrar a rede.
Mesmo a quase 400 quilômetros de distância do mar, alunos de uma escola de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, estão aprendendo como suas vidas estão ligadas a esse importante ecossistema. O Colégio Marista participa do programa Escola Azul Brasil desde 2021, quando foi lançado, de acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
A iniciativa procura inserir a cultura oceânica em escolas públicas e privadas de todo o país e conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O programa coordenado pelo projeto Maré de Ciência, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), é reconhecido pela Unesco, agência das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, e está alinhado com os objetivos da Década da Ciência Oceânica.
No Brasil, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) é ponto focal dessa iniciativa proposta pela ONU que se estende até 2030, destaca a divulgação oficial. Na escola de Ribeirão Preto, a disciplina de história aproveitou a conexão do oceano com a época das Grandes Navegações, da Primeira e da Segunda Guerra Mundial para discutir o uso dos mares. Na educação infantil, a turma está aprendendo sobre pesca artesanal.
O programa existe desde 2021
O programa foi criado oficialmente no Brasil em 2021, o programa conta com sete mil alunos engajados e 250 professores de 26 escolas do litoral e do interior, com projetos e iniciativas diversas, destaca o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
O coordenador do Brasil na rede All-Atlantic Blue Schools Network (AANCHOR), da qual o Escola Azul faz parte, relata que a cultura oceânica consegue integrar diferentes técnicas de ensino-aprendizagem, culturas, religiosidade e demais elementos que permeiam que esse universo.
Todas as escolas do país podem participar
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) informa que qualquer escola interessada em participar pode preencher este formulário, apresentando uma ideia simples de um projeto para um ou dois anos.
É possível acessar a página do Programa Ciência no Mar e conhecer outras iniciativas, programas e projetos coordenados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Além disso, é possível acompanhar a participação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Brasil na Conferência das Nações Unidas para o Oceano (UNOC), de 27 de junho a 01 de julho, em Lisboa, Portugal.