Conferência do Oceano: MCTI agrega ações para pesquisa científica

A participação do MCTI na Conferência do Oceano destaca ações coordenadas pela pasta e relevância do mar para o país. Saiba mais!

Conforme divulgação oficial realizada na data desta publicação, 27 de junho de 2022, a participação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) na Conferência do Oceano destaca ações coordenadas pela pasta e relevância do mar para o país.

Conferência do Oceano: MCTI agrega ações para pesquisa científica

O Programa Ciência no Mar do MCTI agrega ações para pesquisa científica, desenvolvimento e inovação. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) também é ponto focal do Brasil para a Década da Ciência Oceânica da ONU, destaca a divulgação oficial.

De acordo com informações oficiais, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) participa até a próxima sexta-feira (1/7), em Lisboa, em Portugal, dos debates em torno do tema oceano.  

A segunda edição da Conferência do Oceano (UNOC, na sigla em inglês) promovida pela Organização das Nações Unidas, em Lisboa, é organizada pelos governos de Portugal e do Quênia.  O uso do termo no singular está relacionado à campanha ‘drop the s’’, que trata os oceanos como um só, a qual o Brasil aderiu, explica o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Os debates são realizados no momento em que o mundo concentra esforços para mobilizar, criar e promover soluções que permitam alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) antes de 2030. Em especial, o ODS 14 (vida na água), que aborda a conservação e o uso sustentável do mar, destaca o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Com mais de 8,5 mil km de extensão de costa e com uma área que abrange cerca de 4,5 milhões de km² do Atlântico Sul, o Brasil tem uma forte ligação com o mar. Para termos noção dessa relevância, cerca de 95% do comércio exterior do país é transportado pelo mar e quase 27% da população brasileira reside em municípios da zona costeira, destaca a divulgação oficial.

Sobre o Programa Ciência no Mar 

Em 2021, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) criou o Programa Ciência no Mar para a gestão da ciência brasileira em águas oceânicas. As principais ações e notícias recentes no âmbito do programa Ciência no Mar estão reunidas em uma página especial que resume a atuação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) em grandes eixos: governança, conscientização, pesquisa científica e educação.

A governança apresenta como a pasta ministerial trabalha para apresentar soluções à sociedade utilizando o assessoramento científico, formado por meio de redes compostas por especialistas com notório saber. A rede mais recente criada é a “Oceano Sem Plástico”. 

Ações e investimentos

A atuação para a conscientização é realizada por meio da Década da Ciência Oceânica e da Aliança Brasileira da Cultura Oceânica, que envolve instituições públicas e privadas de todos os níveis em torno da disseminação da cultura oceânica por todo o Brasil.

Os investimentos na área de pesquisa englobam duas áreas correlatas: oceano e antártica. As chamadas públicas executadas desde 2019, ano em que foi registrado o derramamento de óleo na costa brasileira, e as cartas-proposta aprovadas no âmbito do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) até este ano somam cerca de R$ 175 milhões. 

Na parte de educação, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) apoia projetos que desenvolvem ferramentas para oferecer recursos didáticos aos professores e escolas para que o tema oceano e a Antártica seja incorporado nos currículos, ressalta a divulgação oficial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.