MCTI e o Programa Agente da Transformação para Ciência (ATC)

O MCTI iniciou o credenciamento do Programa Agente da Transformação para Ciência (ATC). Saiba mais informações!

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) iniciou na última sexta-feira (19) o credenciamento de professores e servidores públicos para atuarem como Agentes Transformadores para Ciência (ATC) em seus municípios. 

MCTI e o Programa Agente da Transformação para Ciência (ATC)

De acordo com recente divulgação oficial, na primeira fase do programa serão credenciados agentes transformadores em 10% dos 5,570 municípios do Brasil e até 2024 a meta é dobrar a participação dos agentes. A cerimônia aconteceu no auditório do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Popularização da ciência

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) destaca que a iniciativa promove a popularização e difusão da ciência, e o agente transformador. Visto que, nesse caso, terá o papel de ser um interlocutor das ações do ministério em seu município e, assim, incentivar que os estudantes participem das olimpíadas científicas promovidas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Assim sendo, essa é uma iniciativa que vai gerar transformação e terá um impacto significativo na cidade.

Oportunidades 

Segundo informa a divulgação oficial, o diretor de Promoção e Difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) destacou que o projeto tem o papel de descentralizar o acesso à geração de conhecimento, dando oportunidades para as pessoas no maior número de municípios possíveis, expandindo o acesso à ciência nas localidades, e assim permitir que os estudantes participem cada vez mais das olimpíadas científicas realizadas no Brasil.  

Como participar do ATC?

De acordo com o diretor de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais do CNPq/MCTI, está em curso uma reestruturação organizacional em que será criada uma área técnica específica para divulgação científica e popularização da ciência e inovação no país.

Para participar do Agentes Transformadores para Ciência (ATC) o servidor interessado deverá ser indicado pela prefeitura, que fará o cadastro da pessoa interessada na página do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), após a confirmação da vaga as pessoas selecionadas  receberão capacitação presencial e depois passaram a atuar em suas localidades como agentes transformadores para ciência. 

Pré-cadastro no site oficial

Os interessados em participar do Programa Agente da Transformação para Ciência (ATC) devem fazer um pré-cadastro que está disponível no site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Segundo destaca o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o Programa Agente da Transformação para Ciência tem como objetivo formar servidores públicos municipais para atuarem como fomentadores e articuladores do ensino da ciência ampliando as oportunidades de inclusão científica para os cidadãos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.