Matemática: Alunos devem se preparar até mesmo sobre conceitos inusitados 

Mesmo os estudantes apaixonados por matemática podem ficar surpresos quando tiverem contato com a matéria de Cálculo no ensino superior. 

Diversos exercícios matemáticos, como: limites, funções, derivadas e integrais, podem apresentar complexidades. No entanto, em alguns casos, o aluno pode se deparar com conceitos que simplesmente “não existem”. 

Parece impossível, mas saiba que isso pode acontecer. No estudo sobre limites de funções reais, por exemplo, o resultado de um problema pode mostrar que se os limites laterais não forem iguais, o limite não existe. 

E é nesse momento que o aluno pode se questionar, “mas por que eu preciso aprender isso?”.

O professor de Física, Danilo Fróes, explica que “o estudo sobre limites é a base para todo o aprendizado da disciplina de Cálculo”. Portanto, o conteúdo é a porta de entrada para os outros conceitos que serão apresentados posteriormente.

Vale destacar que ao estudar limites, o estudante desenvolve o raciocínio matemático, afinal, eles devem ser utilizados quando uma conta não pode ser realizada na calculadora e o exercício é indeterminado. Por isso, o cálculo é feito por aproximação.

Saiba como começar a estudar limites

O conceito de limite é usado para demonstrar o comportamento de uma função nos momentos de aproximação de determinados valores na matemática.

De acordo com o portal Responde Aí, “às vezes, nos deparamos com funções que têm restrições ou que não são definidas em determinados pontos. Para conseguir estudar o que acontece com a função quando nos aproximamos desses pontos indefinidos, usamos o limite”.

O conteúdo é enorme e tem suas complexidades, por isso, os especialistas indicam criar um guia de estudos para melhorar e absorver o aprendizado. 

A plataforma sugere a divisão em cinco temas:

  • Introdução aos limites, 
  • Como sair de indeterminações, 
  • Limites fundamentais, 
  • Continuidade e assíntotas.

Os especialistas orientam que o estudo seja iniciado pelos conceitos introdutórios sobre limites, propriedades, limites laterais e existência do limite. 

Na segunda parte, o estudante irá dedicar tempo aprendendo a resolver limites com indeterminações, através de alguns casos e métodos como:

  • Quociente de polinômios com x tendendo a constante ou ao infinito,
  • Conjugado, 
  • Infinito menos infinito, 
  • Teorema do confronto.

Na terceira fase do estudo, será estudado os limites fundamentais trigonométrico e exponencial. Ao fim dessa etapa, o aluno aprenderá sobre continuidade, Teorema do Valor Intermediário e extensão contínua.

Por fim, o estudo sobre limites na quinta parte deverá abranger assíntota horizontal, vertical e oblíqua. 

“O segredo é ter um guia, que diga não só que tópicos estudar e em que ordem, mas que indiquem bons resumos e exercícios selecionados em ordem de dificuldade, com resolução passo a passo”, orienta a Responde Aí.

E então, gostou da matéria? Não deixe de ler também – ENEM: descubra o que mais cai na prova de Matemática

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.