ENEM: descubra o que mais cai na prova de Matemática

Matemática no ENEM: aquilo que é mais cobrado

A prova de matemática do ENEM é a mais temida por todos os alunos. Isso porque, quem deseja se sair bem no exame como um todo deve, necessariamente, garantir uma boa pontuação na parte de matemática. 

A matéria estará presente no segundo dia do ENEM. Porém, ao contrário das outras disciplinas, a matemática representa uma prova inteira, denominada de “matemática e suas tecnologias”, com 45 questões.

Mas não se desespere! Para te ajudar, o artigo de hoje separou algumas dicas e uma lista com os tópicos de matemática que são abordados com frequência pela prova do ENEM. Vamos conferir a seguir!

Matemática no ENEM: dicas gerais

A prova de matemática do ENEM possui, ao mesmo tempo, questões conteudistas e questões de interpretação. 

Em algumas das questões, o ENEM irá fornecer ao aluno um texto, um gráfico ou uma tabela  e a resposta da pergunta poderá ser alcançada por meio da interpretação correta daquilo que foi dado. Porém, esse tipo de questão pode ter alguma “pegadinha”: um texto mais confuso, uma tabela grande demais ou um gráfico que foge do modelo tradicional. 

Assim, é fundamental que você resolva as questões interpretativas de matemática com muita calma e com uma leitura bastante atenta. 

Outras questões, no entanto, serão completamente conteudistas, ou seja, para que o aluno chegue até a resolução correta, ele deverá dominar fórmulas ou teorias. 

As principais fórmulas de matemática que um aluno deve saber para a prova do ENEM são aquelas da geometria plana, da geometria espacial, da progressão aritmética e da progressão geométrica.

Matemática no ENEM: aquilo que mais cai

Agora que você anotou algumas dicas para a sua prova, vamos conferir quais são os tópicos mais abordados!

  • Grandezas proporcionais: o aluno deverá saber realizar cálculos com regra de três, porcentagem, escalas, razão e proporção.
  • Gráficos e tabelas: são as questões interpretativas do ENEM. Cuidado com possíveis pegadinhas. 
  • Geometria Plana: pode envolver o teorema de Pitágoras e uma série de fórmulas (que devem ser decoradas).
  • Geometria Espacial: o aluno precisa saber algumas fórmulas para responder essas questões, especialmente fórmulas de volume.
  • Funções: existem diversos tipos de funções. Porém, os mais abordados pela prova de matemática do ENEM são: primeiro grau, segundo grau e exponencial.
  • Probabilidade: historicamente, todas as edições da prova de matemática do ENEM abordam ao menos uma questão sobre probabilidade.
  • Análise Combinatória: o aluno deverá dominar as principais fórmulas da análise combinatória e os seus diferentes usos.
  • Logaritmos: as questões sobre esse assunto abordam os diferentes cálculos realizados com os logaritmos. A função logarítmica também pode aparecer na sua prova.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.