Matemática: 6 dicas eficientes para estudar a disciplina

Matemática é uma das disciplinas que mais amedrontam os estudantes, sobretudo aqueles que não podem deixar de aprendê-la.

Há muitos concursos públicos que cobram questões de matemática e demais matérias de exatas. Na escola e diversos cursos de graduação a disciplina também está sempre presente.

Portanto, é difícil fugir dela. Dessa forma, é preciso buscar artifícios para estudar matemática com mais facilidade e eficiência. Que tal conhecer alguns deles? 🙂

1. Prática, prática e mais prática

É impossível estudar matemática corretamente apenas lendo e ouvindo. Para estudar matemática, você precisa arregaçar as mangas e realmente resolver alguns problemas. Quanto mais você praticar respondendo a problemas de matemática, melhor.

Cada problema tem suas próprias características e é importante tê-lo resolvido de várias maneiras antes de começar o exame. Não há como escapar dessa realidade, para se sair bem em uma prova de matemática você precisa ter resolvido muitos problemas matemáticos de antemão.

2. Rever erros

Quando você está praticando com esses problemas, é importante trabalhar o processo para cada solução . Se você cometeu algum erro, deve revisá-lo e entender onde suas habilidades de resolução de problemas o decepcionaram. Entender como você abordou o problema e onde errou é uma ótima maneira de se fortalecer e evitar os mesmos erros no futuro.

3. Domine os conceitos-chave

Não tente memorizar os processos. Isso é não costuma ser muito eficiente. É muito melhor e recompensador a longo prazo se concentrar na compreensão do processo e da lógica envolvidos. Isso o ajudará a entender como você deve abordar esses problemas no futuro.

Lembre-se de que matemática é um assunto sequencial, por isso é importante ter um entendimento firme dos conceitos-chave que sustentam um tópico matemático antes de prosseguir para trabalhar em outras soluções mais complexas que se baseiam na compreensão do básico.

4. Entenda suas dúvidas

Às vezes, você pode ficar preso tentando resolver parte de um problema de matemática e achar difícil passar para o próximo estágio. É comum muitos alunos pularem esta questão e passarem para a próxima. Você deve evitar fazer isso e, em vez disso, passar um tempo tentando entender o processo de resolução do problema. Depois de compreender o problema inicial, você pode usar isso como um trampolim para avançar para o restante da questão.

É uma boa ideia estudar com um amigo com quem você possa consultar e trocar ideias ao tentar resolver problemas complexos.

5. Crie um dicionário matemático

A matemática tem uma terminologia específica com muito vocabulário . Sugerimos que você faça anotações ou crie flashcards com todos os conceitos, terminologias e definições que você precisa saber. Você deve incluir seus significados, alguns pontos-chave e até mesmo exemplos de respostas para que possa consultá-los a qualquer momento e recapitular.

Leia mais – Flashcards: Como usar cartões de revisão para estudar

7. Aplique matemática a problemas do mundo real

Tanto quanto possível, tente aplicar problemas do dia a dia ao abordar a matemática. A matemática pode ser muito abstrata às vezes, então procurar uma aplicação prática pode ajudar a mudar sua perspectiva e assimilar ideias de maneira diferente.

A probabilidade, por exemplo, pode ser usada na vida cotidiana para prever o resultado de algo acontecendo e determinar se você deseja correr um risco, como se devesse comprar um bilhete de loteria ou jogar.

Sabia que há alguns filmes que podem ajudar você a gostar mais de matemática? Veja em nosso post diversas opções:

https://noticiasconcursos.com.br/dicas/6-filmes-matematica/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.