• Sobre Nós
  • Equipe
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Política Verificação de Fatos
  • Princípios Editoriais
  • Fale Conosco
  • WhatsApp
  • Termos de Serviço
Notícias Concursos
  • Calendário
  • Concursos Abertos
    • Concursos Federais
    • Centro Oeste
    • Sul
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
  • Concursos Previstos
    • Concursos Federais
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Federais
  • Por Área
    • Área Administrativa
    • Área Bancária
    • Área Educação
    • Área Fiscal
    • Área Jurídica
    • Área Saúde
    • Área Segurança Pública
    • Área Tribunais
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CadÚnico
    • CAIXA Tem
    • Desenrola
    • Farmácia Popular
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
  • Outros
    • Concurso Unificado
    • Concursos por Nível
      • Concurso Nível Fundamental
      • Concurso Nível Médio
      • Concurso Nível Superior
      • Concurso Nível Técnico
    • Concursos por Cargo
      • Carteiro
      • Guarda Municipal
      • Policial Civil
      • Policial Federal
      • Policial Militar
      • Polícia Penal
      • PRF
    • Educação
    • Direitos Trabalhador
      • Aposentadoria
      • 13º Salário
      • Férias
      • FGTS
      • PIS/PASEP
      • Salário Mínimo
      • Seguro-Desemprego
    • Loterias
      • Resultado Loterias – Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Timemania, Dia de Sorte, Super Sete, Loteca, Federal, +Milionária
      • Mega-Sena
      • Lotofácil
      • Quina
      • Federal
      • Dupla Sena
      • Loteria dos Sonhos
      • Lotomania
      • Milionaria
      • Super Sete
      • Timemania
      • Dia de Sorte
    • Moedas Raras
    • Enem e Vestibular
    • Empregos
    • Testes de QI
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Calendário
  • Concursos Abertos
    • Concursos Federais
    • Centro Oeste
    • Sul
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
  • Concursos Previstos
    • Concursos Federais
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Federais
  • Por Área
    • Área Administrativa
    • Área Bancária
    • Área Educação
    • Área Fiscal
    • Área Jurídica
    • Área Saúde
    • Área Segurança Pública
    • Área Tribunais
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CadÚnico
    • CAIXA Tem
    • Desenrola
    • Farmácia Popular
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
  • Outros
    • Concurso Unificado
    • Concursos por Nível
      • Concurso Nível Fundamental
      • Concurso Nível Médio
      • Concurso Nível Superior
      • Concurso Nível Técnico
    • Concursos por Cargo
      • Carteiro
      • Guarda Municipal
      • Policial Civil
      • Policial Federal
      • Policial Militar
      • Polícia Penal
      • PRF
    • Educação
    • Direitos Trabalhador
      • Aposentadoria
      • 13º Salário
      • Férias
      • FGTS
      • PIS/PASEP
      • Salário Mínimo
      • Seguro-Desemprego
    • Loterias
      • Resultado Loterias – Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Timemania, Dia de Sorte, Super Sete, Loteca, Federal, +Milionária
      • Mega-Sena
      • Lotofácil
      • Quina
      • Federal
      • Dupla Sena
      • Loteria dos Sonhos
      • Lotomania
      • Milionaria
      • Super Sete
      • Timemania
      • Dia de Sorte
    • Moedas Raras
    • Enem e Vestibular
    • Empregos
    • Testes de QI
Sem resultado
Ver todos os resultados
Notícias Concursos
Sem resultado
Ver todos os resultados
Concursos por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL
Início Benefícios Sociais

Martelo batido, nova função do CadÚnico de LULA pega brasileiros de surpresa

Aline Armond por Aline Armond
23 de abril de 2025, 18:08h
em Benefícios Sociais
Cadastro Único

Cadastro Único

Compartilhe no WhatsappLinkedinReddit

Recentemente, o Governo Federal divulgou o lançamento de uma nova ferramenta digital para o Cadastro Único. Assim, os cidadãos com inscrição no principal banco de dados sociais do país poderão efetuar sua saída de maneira voluntária.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento social, o principal objetivo é de possibilitar a saída daqueles cidadãos que acabaram sendo induzidos a ingressarem na plataforma de maneira indevida.

Segundo a pasta, o lançamento da ação atende ao acordo com a Defensoria Pública da União. Isto é, que já recomendou o Governo Federal para ajustar a liberação de novas cotas de programas sociais a beneficiários. 

Além disso, no dia 09 de fevereiro, o titular do Ministério do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, comentou sobre irregularidades em cadastros. De acordo com o ministro, portanto, existem indícios de que cerca de 2,5 milhões de famílias da folha de pagamento do Bolsa Família receberam as parcelas de maneira indevida. 

Veja também: Bolsa Família retoma pagamentos de fevereiro

No decorrer de sua entrevista, Dias também declarou que a suposta inclusão de várias famílias no benefício de maneira irregular passará por investigação. Assim a análise irá conferir se houve utilização da medida para a compra de votos.

VocêPode Gostar

Mesa diretora do Senado em sessão que trata da PEC sobre redução da idade de aposentadoria

PEC pode reduzir em cinco anos a idade de aposentadoria; confira quais profissionais serão beneficiados

1 de julho de 2026, 22:59h
Mão segurando notas de 100 reais do Banco Central do Brasil, representando o pagamento do programa Pé-de-Meia em 1º de julho.

Pé-de-Meia: estudantes nascidos em maio e junho já podem sacar o benefício nesta quarta-feira (1º)

1 de julho de 2026, 17:19h
Palco com painel do Governo do Brasil na Rua reúne público em ação de serviços públicos gratuitos.

Cuiabá recebe ação do Governo do Brasil na Rua com oferta de serviços públicos gratuitos nesta quarta-feira (1º)

1 de julho de 2026, 08:19h

Como sair do Cadastro Único de maneira voluntária?

De acordo com as recomendações do Governo Federal, é necessário que o cidadão siga os seguintes passos: 

  • Efetuar o download do aplicativo do Cadastro Único no telefone ou acessar o site oficial através de um computador; 
  • Realizar login no aplicativo ou site, através do número do CPF e senha; 
  • No canto superior esquerdo da tela, selecionar a seta para a esquerda; 
  • No menu, clicar na opção em vermelho “cancele o seu cadastro”; 
  • Selecionar a opção em azul “cancele o seu cadastro”; 
  • Clicar no quadrado em branco “confirmo que desejo cancelar o Cadastro Único” e depois na opção “confirmar”.

No entanto, é importante frisar que a ferramenta só poderá ser acessada em dias úteis, das 7h às 21h.

Além disso, o Ministério do Desenvolvimento Social e Assistência Social faz um alerta para aqueles cidadãos que não possuem acesso à internet. É possível que se encaminhem para a gestão municipal do Cadastro Único de sua cidade a fim de realizar o procedimento de saída.

Cadastro Único requer dados do INSS

O Ministério do Desenvolvimento Social e Assistência Social, Família e Combate à Fome vem travando uma árdua batalha contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Isto é, para conseguir o acesso às informações compartilhadas acerca do pagamento de aposentadorias, pensões e outros benefícios do instituto.

A ação, portanto, é necessária para otimizar o processo de atualização de dados dos registros do Cadastro Único.

Assim, o acesso às informações como o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) faria com que a gestão tivesse uma maior precisão no momento de identificação de grupos familiares. Desse modo, facilitaria a análise do cumprimento de critérios de participação em programas sociais do Governo Federal.

Por fim, esta medida proporcionaria a diminuição no número de pagamentos indevidos.

Veja também: Bolsa Família adianta parcelas em razão de chuvas fortes em São Paulo

No entanto, o INSS se mostra relutante em compartilhar os dados sob a justificativa de que estas informações são sigilosas.

INSS indica que informações são sigilosas

O órgão exige novos pareceres jurídicos, mesmo após a Advocacia Geral da União (AGU) e a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) já terem se mostrado favoráveis a decisão de compartilhamento das informações.

O Cadastro Único é o banco de dados que a Dataprev coordena, empresa de tecnologia pertencente ao Governo Federal. Assim, a plataforma possibilita que os gestores municipais possam acessar informações do CNIS.

De acordo com a descrição do site oficial, o próprio entrevistador social poderá efetuar o processo de consulta de todos os “dados detalhados de rendas formais dos últimos 12 meses e informações de benefícios previdenciários dos cidadãos cadastrados”.

No entanto, este profissional terá acesso às informações uma a uma, durante atendimentos aos cidadãos que procuram uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

A solicitação do Ministério do Desenvolvimento Social é que o processo de comunicação ocorra de forma automatizada entre as duas bases. Assim, a ação evitaria a convocação em grande número de famílias para a atualização de dados do Cadastro Único no momento em que a rede de informações se encontra congestionada.

Para que isto ocorra, então, foi necessária a formalização de um termo de permissão de acesso à base de dados do INSS entre estados e municípios do país, sob exigência de sigilo.

De maneira inicial, os dados do CNIS seriam baixados a cada mês na plataforma do Cadastro Único. Dessa forma, a intenção é de que, a partir de 2024, este processo de compartilhamento ocorra em tempo real.

Ministro falou sobre o assunto

O tema já foi debate em uma reunião do mês de janeiro entre representantes do Ministério do Desenvolvimento Social, INSS, Dataprev, Caixa Econômica Federal, Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, ANPD (Agência Nacional de Proteção de Dados) e Receita Federal.

Mesmo após todas as negociações, o INSS sinalizou novamente contra ao processo de compartilhamento de dados durante este mês de fevereiro. Assim, a expectativa é de que o ministro Wellington Dias acione a Casa Civil para encontrar uma possível resolução do caso.

Sobre o assunto, durante a última quarta-feira, 22 de fevereiro, o INSS relatou que “não há qualquer travamento em relação ao compartilhamento de informações”. Além disso, ele indica que os termos “estão sendo discutidos internamente entre as equipes técnicas dos dois órgãos e os demais envolvidos, já que se trata de dados sensíveis e regulados pela LGPD”.

O Cadastro Único é a principal base de informações para mais de 30 programas sociais federais para a população de baixa renda.

Veja também: Cadastro Único passará por reestruturação

O objetivo da gestão é que a integração termine até abril. No entanto, para que isso ocorra, será necessário que o INSS autorize o compartilhamento dos dados até a primeira semana de março. Assim, o Ministério do Desenvolvimento Social poderá testar a inserção dos dados do CNIS na plataforma do Cadastro Único, evitando possíveis erros.

Tags: Bolsa Famíliacadastro unicosaída voluntária
Aline Armond

Aline Armond

Produtora de conteúdo direcionado aos interesses do trabalhador. Graduada em Direito e especialista em Filosofia e Diretos Humanos.

Artigos Relacionados - Posts

Mesa diretora do Senado em sessão que trata da PEC sobre redução da idade de aposentadoria
Benefícios Sociais

PEC pode reduzir em cinco anos a idade de aposentadoria; confira quais profissionais serão beneficiados

1 de julho de 2026, 22:59h
Mão segurando notas de 100 reais do Banco Central do Brasil, representando o pagamento do programa Pé-de-Meia em 1º de julho.
Pé de Meia

Pé-de-Meia: estudantes nascidos em maio e junho já podem sacar o benefício nesta quarta-feira (1º)

1 de julho de 2026, 17:19h
Palco com painel do Governo do Brasil na Rua reúne público em ação de serviços públicos gratuitos.
Benefícios Sociais

Cuiabá recebe ação do Governo do Brasil na Rua com oferta de serviços públicos gratuitos nesta quarta-feira (1º)

1 de julho de 2026, 08:19h
Estudante do ensino médio segurando dinheiro, simbolizando o recebimento do incentivo de R$ 1.000 do Pé-de-Meia até 6 de julho.
Pé de Meia

Pagamentos do Pé-de-Meia seguem até 6 de julho: quem pode receber R$ 1.000?

30 de junho de 2026, 21:59h
Mãos segurando cartão do Bolsa Família com cédulas de reais ao lado, representando pagamentos do benefício em julho.
Bolsa Família

Bolsa Família divulga calendário de julho: veja quando acontecem os pagamentos

30 de junho de 2026, 20:19h
Logo do Desenrola Brasil sobre cédulas e calculadora representa o Desenrola Adimplentes para informais
Benefícios Sociais

Desenrola Adimplentes: trabalhadores informais podem acessar crédito com juros de até 1,99% ao mês

30 de junho de 2026, 17:19h
Próxima postagem
Lula propõe inclusão de Brasil, África do Sul e Índia no Conselho de Segurança da ONU

Lula libera novo benefício no valor de R$ 2.400; veja quem recebe

Boa notícia para quem vai fazer o concurso Banco do Brasil, confira

Boa notícia para quem vai fazer o concurso Banco do Brasil, confira

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novidades

Mesa diretora do Senado em sessão que trata da PEC sobre redução da idade de aposentadoria

PEC pode reduzir em cinco anos a idade de aposentadoria; confira quais profissionais serão beneficiados

1 de julho de 2026, 22:59h
Mulher em agência da Caixa Econômica segura cédulas de real, simbolizando a liberação do saque-aniversário do FGTS em julho

FGTS libera saque-aniversário para nascidos em julho; veja como sacar a partir desta quarta-feira (1º)

1 de julho de 2026, 21:59h
Mão segurando caneta rosa e calendário branco encima da mesa.

Mês de julho terá feriados? Veja os dias de descanso por estado

1 de julho de 2026, 21:19h
Apresentador e equipe realizam sorteio da Loteria dos Sonhos ao vivo, com globos e esfera

Resultado da Loteria dos Sonhos de hoje 01/07: Veja os números sorteados na extração das 19h

1 de julho de 2026, 20:04h
Mulher sorridente preenche volante da Lotofácil em casa lotérica com cartaz de prêmio de R$ 500 mil da Loteria Federal

Resultado da Loteria Federal 6079: Prêmio estimado em R$ 500 mil no sorteio de hoje (01/07)

1 de julho de 2026, 20:01h

Sobre o Notícias Concursos

O portal Notícias Concursos foi criado em 2010 com objetivo de ajudar aqueles que almejam uma vaga na carreira pública, através de notícias e dicas relacionadas a Concursos Públicos. Com o passar dos anos ampliamos nosso editorial com: Benefícios Sociais, Direitos do Trabalhador, Economia, entre outros. Nossos conteúdos prezam pela qualidade e objetividade. Pertencemos ao grupo SENA ONLINE, 20 anos de credibilidade em conteúdo web.

Inscreva-se no Canal

canal youtube noticias concursos

Institucional

  • Cronograma dos Concursos
  • Sobre Nós
  • Política de Verificação de Fatos
  • Príncipios Editorais
  • Privacidade
  • Propriedade e Financiamento
  • Equipe
  • Fale Conosco
  • Mapa do Site
  • Calendário
  • Concursos Abertos
  • Concursos Previstos
  • Federais
  • Por Área
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
  • Outros

© 2025 Notícias Concursos - Marca Registrada.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Calendário
  • Concursos Abertos
    • Concursos Federais
    • Centro Oeste
    • Sul
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
  • Concursos Previstos
    • Concursos Federais
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Federais
  • Por Área
    • Área Administrativa
    • Área Bancária
    • Área Educação
    • Área Fiscal
    • Área Jurídica
    • Área Saúde
    • Área Segurança Pública
    • Área Tribunais
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CadÚnico
    • CAIXA Tem
    • Desenrola
    • Farmácia Popular
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
  • Outros
    • Concurso Unificado
    • Concursos por Nível
      • Concurso Nível Fundamental
      • Concurso Nível Médio
      • Concurso Nível Superior
      • Concurso Nível Técnico
    • Concursos por Cargo
      • Carteiro
      • Guarda Municipal
      • Policial Civil
      • Policial Federal
      • Policial Militar
      • Polícia Penal
      • PRF
    • Educação
    • Direitos Trabalhador
      • Aposentadoria
      • 13º Salário
      • Férias
      • FGTS
      • PIS/PASEP
      • Salário Mínimo
      • Seguro-Desemprego
    • Loterias
      • Resultado Loterias – Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Timemania, Dia de Sorte, Super Sete, Loteca, Federal, +Milionária
      • Mega-Sena
      • Lotofácil
      • Quina
      • Federal
      • Dupla Sena
      • Loteria dos Sonhos
      • Lotomania
      • Milionaria
      • Super Sete
      • Timemania
      • Dia de Sorte
    • Moedas Raras
    • Enem e Vestibular
    • Empregos
    • Testes de QI

© 2025 Notícias Concursos - Marca Registrada.

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.