O que é marketing de indicação e como usar em seu negócio

Conheça mais sobre essa estratégia

O marketing de indicação é comumente nomeado como marketing de boca a boca, ou seja, aquelas indicações feitas pelos clientes. Esse tipo de estratégia auxilia muito no crescimento do seu negócio, portanto, vale a pena que

O que é marketing de indicação?

É aquele marketing realizado diretamente pelos clientes que ficaram satisfeitos com os produtos e/ou serviços oferecidos pela sua empresa. É o resultado da satisfação do cliente que se transforma em recomendação da marca no mercado consumidor.

Através das recomendações, outras pessoas que vão até a empresa se transformam em clientes recorrentes de maneira periódica. Infelizmente, poucos empreendedores utilizam esta estratégia de marketing, para criar clientes recorrentes e fidelizados.

Desta forma, por que não oferecer alguns benefícios para os clientes que indicarem a empresa para outras pessoas, e que as vendas foram finalizadas?

Como utilizar o marketing de indicação em seu negócio?

Para utilizar o marketing de indicação no seu negócio, é preciso ter claro que estas ações devem considerar que os clientes potenciais da empresa sejam valorizados. Tudo isso a ponto de que sua satisfação, se reflita em suas ações de indicação.

Assim, vamos apontar como usar em seu negócio:

Determine o objetivo que quer atingir com o marketing de indicação

Qualquer atitude que envolve o setor comercial, deve ter um objetivo claro e objetivo. Estre eles, pode ser: aumento de vendas de um certo produto, ou, utilizar o processo de indicação para aumentar os clientes específicos.

Faça um mapeamento dos clientes existentes para identificar os seus promotores

Veja o que é marketing de indicação - Reprodução Canva
Veja o que é marketing de indicação – Reprodução Canva

Este mapeamento entre os clientes da empresa é muito importante, pois poderão ser classificados como:

  • Detratores: aqueles que saíram de sua empresa e não ficaram satisfeitos com os produtos e/ou serviços oferecidos;
  • Neutros: aqueles clientes que entram, fazem as suas compras, mas não interferem no processo de compra, ou seja, não demonstram nem satisfação e nem insatisfação;
  • Promotores: aqueles clientes que saíram de sua empresa e ficaram extremamente satisfeitos a ponto de indicar os seus produtos e/ou serviços aos seus amigos, colegas e familiares.

Estes últimos, os promotores, é que tem possibilidades de se engajarem na marca, e trazerem resultados positivos para a empresa. Assim, os investimentos devem se direcionar para eles.

Estabeleça as regras da campanha de marketing de indicação

Estabeleça quais são as regras para participar da campanha. Assim, você evita qualquer discordância com as regras e encontre problemas no processo. E também, estabelece as regras internas da empresa em relação ao processo de compra por indicação.

É interessante buscar um software que para organizar as operações realizadas e as ações de marketing de indicação. Dessa forma ficam registrados os resultados alcançados pela campanha.

Estabeleça premiações e recompensa para os produtores

Estas campanhas que envolvem marketing de indicação, precisam ser pensadas com atenção, pois precisam trazer benefícios reais para a empresa. Isso evita com que o cliente se sinta lesado ou prejudicado.

Dependendo do prêmio estabelecido, se for de alto valor, irá atrair clientes que não serão fiéis ao se negócio. Estarão somente preocupados com o prêmio, e os clientes indicados, farão somente uma compra, pois não fazem parte do cliente potencial do seu negócio. Mas, se for de baixo valor, não irá gerar adesão por parte dos promotores, desmotivando-os.

Assim, pense de forma assertiva sobre qual o prêmio ou recompensa que irá gerar adesão à campanha e que seja favorável, tanto para a empresa, quanto para o cliente.

Avalie constantemente os resultados obtidos

Este é o ponto chave: esteja sempre atento às ações de marketing de indicação, principalmente para obter informações sobre as dificuldades encontradas e os resultados que não foram satisfatórios.

Considere o indicador do Custo de Aquisição do Cliente, que se pode obter ao longo de toda a campanha, e mede o valor de cada novo cliente da empresa.

Desta forma, a cada avaliação é possível reajustar as ações de marketing de indicação, bem como se levantar novas maneiras de engajamento dos promotores.

Viu como é fácil investir no marketing de indicação? É de baixo investimento, e sua empresa pode lucrar muito com estas estratégias. Pense nisso, e veja opções que levam a sua empresa para o sucesso.

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