Marco de Ferrovias e a modernização do Marco Legal do Setor de Telecomunicações - Notícias Concursos

Marco de Ferrovias e a modernização do Marco Legal do Setor de Telecomunicações

O Marco de Ferrovias e a modernização do Marco Legal do Setor de Telecomunicações fazem parte das frentes de modernização do Governo. Saiba mais!

Em uma das frentes de modernização do Governo, o Marco de Ferrovias (Medida Provisória nº 1.065, de 30 de agosto de 2021) retirou amarras que impediam novos investimentos nesse segmento de transporte e instituiu a exploração privada do serviço de transporte ferroviário, ao permitir que empreendedores privados pudessem tomar a iniciativa de construir e operar novas ferrovias e terminais ferroviários, informa a Secretaria-Geral da Presidência da República.

Marco de Ferrovias e a modernização do Marco Legal do Setor de Telecomunicações

A nova linha de ação já acumula 14 pedidos, em montante de R$ 81,5 bilhões de investimentos previstos em novos 5,5 mil km de autorizações ferroviárias. Um dos resultados esperados é a redução entre 40% e 60% no preço do frete de grãos, ressalta a Secretaria-Geral da Presidência da República.

Melhorias e investimentos para o setor elétrico

Conforme divulgação oficial da Secretaria-Geral da Presidência da República, o setor elétrico também está prestes a avançar para o futuro, deixando para trás um passado de estatização que travou investimentos.

Para o primeiro semestre deste ano, está previsto o leilão de capitalização da Eletrobras, ou seja, nova oportunidade de investimento para o setor privado, com melhoria do abastecimento energético do país. Também está programado para este semestre o leilão de privatização dos Correios, informa a Secretaria-Geral da Presidência da República através de publicação oficial.

Digitaliza Brasil: revolução nas telecomunicações

Já a linha de ação “Digitaliza Brasil” está promovendo uma revolução no cenário brasileiro de telecomunicações, informa a Secretaria-Geral da Presidência da República. A edição da Lei nº 13.879, de 3 de outubro de 2019, promoveu a modernização do Marco Legal do Setor de Telecomunicações.

Dessa forma, possibilitando a transformação dos rígidos modelos de concessões e autorizações mais flexíveis para prestação de serviços de telecomunicações, informa a Secretaria-Geral da Presidência da República em documento oficial.

A “internet das coisas” e a infraestrutura de suporte para o 5G

Conforme informa a Secretaria-Geral da Presidência da República, também houve redução expressiva de tributos para o lançamento de redes de telecomunicações via satélite (Lei nº 14.173, de 15 de junho de 2021) e para a prestação de serviços de “internet das coisas (Lei nº 14.108, de 16 de dezembro de 2020).

Massificação da banda larga

Além disso, houve a facilitação do licenciamento de antenas (Decreto nº 10.480, de 1º de setembro de 2020, e minuta de normativo padrão para os municípios), para massificar a banda larga e ampliar a infraestrutura de suporte para o 5G, entre outras medidas, destaca a Secretaria-Geral da Presidência da República através de documento divulgado em sua plataforma oficial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?