Mais uma GRANDE MARCA de VEÍCULOS anuncia Fechamento de Fábrica no Brasil. Trabalhadores Protestam!

Mercedes-Benz anuncia encerramento de atividades na fábrica de Campinas

A Mercedes-Benz, uma das maiores montadoras do mundo, anunciou o encerramento de suas atividades na fábrica de Campinas, no interior de São Paulo, até o final do ano de 2024. Esta decisão causará o desemprego de 305 trabalhadores, de um efetivo total de 505 colaboradores alocados na unidade. Os outros 200 funcionários, pertencentes à área administrativa, serão transferidos para a sede da montadora em São Bernardo do Campo, na região do ABC paulista.

A notícia foi divulgada na última semana, desencadeando uma série de reações por parte dos trabalhadores e do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região. Após uma assembleia realizada na última terça-feira (27), a unidade entrou em greve que será mantida até a próxima quarta-feira (5), data agendada para uma nova reunião entre sindicato e empresa.

mercedes encerra fabrica campinas
Fábrica da Mercedes em Campinas-SP. Foto: Mercedes-Benz

Por que a Mercedes-Benz decidiu encerrar as atividades na fábrica de Campinas?

A decisão de encerrar as atividades na fábrica de Campinas vem da intenção da montadora de terceirizar as atividades desta unidade, que antigamente abrigava linhas de montagem de ônibus, mas que hoje é destinada apenas a operações de logística e à produção de peças e componentes para a fábrica de São Bernardo do Campo.

Além disso, segundo notas divulgadas pela Mercedes-Benz, sua central de distribuição de peças de reposição será gerenciada por uma empresa terceirizada localizada em Itupeva, cidade da região Metropolitana de Campinas. Este processo de transição acontecerá entre dezembro de 2023 até março de 2024.

Qual é o impacto para os trabalhadores da fábrica?

O impacto dessa decisão é imenso para os trabalhadores da fábrica. Os representantes dos trabalhadores, juntamente com o sindicato, estão buscando reuniões urgentes com o Poder Executivo nas esferas municipal, estadual e federal para discutir o assunto.

protesto trabalhadores
Protesto Trabalhadores da Mercedes. Imagem: intersindical.org.br

O que o sindicato diz sobre a situação?

Em uma nota divulgada pelo sindicato, afirmaram que é o momento do poder público atender os trabalhadores e suas famílias, que não suportarão a perda do emprego, dos salários e dos direitos. A nota ainda destaca que o poder público sempre se manteve solicito em atender as grandes empresas, sendo o momento de agir em prol dos trabalhadores. No último dia 26 de março de 2023 uma assembleia foi convocada entre os funcionários da Mercedes, com o objetivo de discutir os planos da empresa para a demissão em massa na planta de Campinas. Os trabalhadores manifestaram firmemente a não aceitação dos pacotes de demissão propostos. Eles reivindicam a manutenção dos empregos, salários e direitos do contingente de cerca 500 colaboradores que compõem o quadro na planta industrial do Distrito de Campinas.

O Sindicato dos Trabalhadores solicitou reuniões urgentes com os executivos do setor para discutir alternativas e mediar o conflito. De agora em diante, o principal foco dos trabalhadores e do sindicato é que a administração revogue sua decisão de encerrar as operações e preservar os empregos e direitos dos trabalhadores.

O que significa o encerramento das atividades para a Mercedes?

Conforme declarado pela Mercedes no dia 22, o encerramento das atividades em Campinas será realizada entre dezembro de 2023 e dezembro de 2024. Este plano de reestruturação não é inédito na história da empresa, uma vez que desde a inauguração da planta, em 1979, várias mudanças já ocorreram. A Mercedes reafirma que o objetivo das demissões e reestruturações é a otimização dos processos produtivos.

Apesar dos protestos, os planos de reestruturação seguem firmes, no entanto, os trabalhadores prometem continuar lutando pelos seus direitos e garantias.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.