Mais Médicos bate recorde histórico; confira

O programa Mais Médicos, que foi retomado pelo Governo Federal há seis meses, alcançou um recorde histórico ao contar com a presença de 18,5 mil médicos trabalhando na atenção primária à saúde em todo o Brasil. Esse número supera o recorde anterior, que foi registrado em 2015 durante o governo da presidente Dilma Rousseff, quando havia 18,2 mil médicos atuando pelo programa. No entanto, é importante ressaltar que na época a maioria dos profissionais era composta por médicos cubanos, que representavam mais de 60% do total. Atualmente, a maior parte dos médicos é formada por brasileiros, tanto aqueles que se formaram no Brasil como os que se formaram no exterior.

Crescimento do programa reflete a importância do acesso à saúde

Do total de médicos atuando, cerca de 13 mil ocupam vagas criadas em 2023 pela gestão da ministra Nísia Trindade. Esse crescimento é resultado da importância do programa Mais Médicos na garantia do acesso à saúde da população brasileira, especialmente nas regiões mais vulneráveis. Mais de 4.000 municípios são atendidos pelo programa, com uma concentração significativa de médicos nas periferias, no interior do país e em regiões mais pobres.

Expansão do programa e expectativas futuras

A expectativa é de que até o final de 2023, o programa consiga ampliar ainda mais o número de médicos em todas as regiões do país, alcançando a marca de 28 mil profissionais atuando pelo programa. Desde março, o Ministério da Saúde abriu vagas em duas modalidades, sendo uma delas o modelo de coparticipação, que teve a adesão de mais de 2595 municípios brasileiros. Nesse formato, os gestores locais entram com uma contrapartida em parceria com o Governo Federal.

Oportunidades de formação e especialização para os profissionais

A retomada do programa Mais Médicos também trouxe mais oportunidades de formação e especialização para os profissionais da área, com prioridade para médicos brasileiros formados no Brasil. Aqueles que atuarem por quatro anos em áreas de vulnerabilidade receberão um benefício para o pagamento do financiamento do FIES. Além disso, o programa também oferecerá oportunidades de especialização e mestrado durante o período de atuação, juntamente com outros benefícios para os médicos que trabalharem em regiões de difícil fixação de profissionais.

O recorde histórico alcançado pelo programa Mais Médicos comprova a importância e relevância desse projeto na garantia do acesso à saúde para os brasileiros, especialmente aqueles que vivem em regiões de maior vulnerabilidade. Com a ampliação do número de médicos atuando pelo programa, a expectativa é de que mais pessoas tenham acesso a um cuidado médico de qualidade em todo o país. A iniciativa de abrir vagas em parceria com os municípios também mostra um esforço conjunto para fortalecer o sistema de saúde brasileiro e garantir um atendimento mais eficiente e abrangente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.