Mais de 70% deixaram de comprar itens para pagar conta de luz

Dados de nova pesquisa mostram que boa parte dos brasileiros teve que adaptar orçamento por causa da conta de luz

Dados de nova pesquisa da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) revelaram que boa parte dos brasileiros tiveram que mudar hábitos para conseguir pagar contas de luz. Segundo o levantamento, 72% dos consumidores tiveram que deixar de comprar itens que normalmente compram, para conseguir pagar o boleto.

Este é um dado importante, porque a mesma pesquisa aponta que 85% dos brasileiros passaram a economizar mais energia nos últimos meses, justamente para evitar uma conta mais cara. Contudo, mesmo que a maioria tenha passado a economizar, a conta segue cara a ponto de fazer com que mais pessoas tenham que deixar de comprar itens importantes.

O peso maior no valor da conta de luz foi sentido por mais de 83% dos brasileiros. São cidadãos que perceberam que o boleto está chegando mais salgado no final do mês. Na mesma pesquisa, 67% disseram que a conta de luz é uma das maiores despesas da casa nos últimos meses.

Para 69% dos entrevistados, deputados e senadores são os principais culpados pelos últimos aumentos da conta de luz. Para 54%, o principal culpado é o presidente da república, Jair Bolsonaro (PL). Em todos os casos, há a ideia de que a maioria dos brasileiros culpa os políticos pelos sucessivos aumentos.

Reajustes menores

Neste sentido, o que os consumidores devem esperar para a conta de luz nos próximos anos? Em tese, especialistas acreditam que o tamanho dos reajustes serão menores do que estes que são vistos atualmente.

Contudo, esta queda no aumento não tem necessariamente relação com a troca do presidente. Elas estariam mais ligadas a uma série de outras questões internas e externas. Caso elas se confirmem, é possível que os aumentos se tornem menores em 2023.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é a responsável por calcular o reajuste da tarifa de energia. Oficialmente, a agência ainda não concluiu as simulações sobre o cenário das tarifas para o próximo ano.

Todavia, na média das principais distribuidoras de energia do país, a previsão é de que exista uma queda neste aumento para 2023. Algumas afirmam que esta elevação deverá ficar na casa dos 4%.

Para se ter uma régua comparativa, podemos mostrar o nível de reajuste dos anos anteriores. Confira:

  • 2018: 14,99%
  • 2019: 1,67%
  • 2020: 3,25%
  • 2021: 8,23%
  • 2022: 11,35%

Tarifa Social de Energia Elétrica

Vale lembrar que os cidadãos que estão em situação de vulnerabilidade social poderão ter um desconto na conta de luz a partir da Tarifa Social de Energia Elétrica. Para tanto, basta se inscrever no sistema do Cadúnico na Prefeitura da sua cidade.

O desconto na conta de luz acontece de forma automática, isto é, o cidadão não precisa necessariamente se inscrever para receber o abatimento. Basta que a inscrição no Cadúnico esteja oficializada e atualizada.

Dados mais recentes do Ministerio da Cidadania apontam que mais de 22 milhões de pessoas estão aptas ao recebimento do abatimento da Tarifa Social. O tamanho do desconto vai depender do nível de gasto de energia na sua casa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.