Maioria dos estados tem aumento da arrecadação do ICMS com auxílio emergencial

O benefício serve de estímulo ao consumo e amentou o ganho de 14 governadores com o ICMS

A caixa da maioria dos estados brasileiros pode aliviar um pouco com o auxílio emergencial, mesmo que momentaneamente. Isso aconteceu por causa do auxílio emergencial. O benefício foi um dos principais responsáveis por impulsionar o consumo no Brasil nos últimos meses.

Ao todo 14, governadores tiveram melhora na arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que é o principal tributo dos estados. Em alguns dos estados brasileiros, a arrecadação do ICMS nos meses que foram analisados chegou a ser 10% maior que o mesmo período do ano passado.

O levantamento foi feito pela Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) e pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV). O ICMS corresponde a cerca de 80% do que é arrecadado diretamente pelos estados.

O levantamento fez comparação entre julho e agosto de 2020 com julho e agosto de 2019. Os números passaram por correção da inflação e analisam os meses em que a economia do Brasil começou a reabrir de forma mais intensa.

Mesmo com dificuldade na crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus, o auxílio emergencial melhorou o orçamento dos brasileiros, em especial os com renda menor. E isso se traduziu diretamente em consumo e aumento da arrecadação do ICMS.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.