LuzIA: Inteligência Artificial do Whatsapp conquista seis milhões de usuários no Brasil (Entenda!)

Chatbot tem tido um grande sucesso em todo o mundo

A LuzIA, chatbot de inteligência artificial que conversa através do Whatsapp, chegou ao número de seis milhões de usuários no Brasil. Todavia, ela está presente em 15 milhões de contas ao redor do globo. É um dos contatos mais populares da plataforma da Meta, obtendo um grande sucesso desde o seu lançamento em julho.

A princípio, quando os usuários entram em contato com a LuzIA, ela diz que é uma amiga virtual pronta a ajudar. Além de conversar com as pessoas, o chatbot também transcreve e responde a áudios, e gera imagens através de sua inteligência artificial. De fato, a sua tecnologia inovadora se tornou uma grande sensação em todo o país.

Desse modo, um dos grandes responsáveis pelo tremendo sucesso de LuzIA em todo o mundo, é o espanhol Álvaro Higes, que possui uma grande experiência em consultoria e já trabalhou na companhia gigante do varejo eletrônico, Amazon. Foi lá que ele lançou o famoso Prime no Brasil e em outros países, há cerca de dois anos.

Álvaro Higes, sobre o lançamento da tecnologia do chatbot, diz que, “Eu ensinava sobre inteligência artificial em 2021 e tive acesso ao GPT. Fiquei obcecado. Eu gostei da liberdade que o ChatGPT me dava para criar qualquer coisa do zero. Isso me devolveu a habilidade de programar, que eu havia perdido no último ano”.

Desenvolvimento do LuzIA

No momento em que a OpenAI abriu a interface de programação de seu ChatGPT, ainda este ano, Álvaro Higes, que trabalha como professor na IE Business School, em Madri, na Espanha, ele pensou na possibilidade de criar uma interface amigável dentro do Whatsapp. Em síntese, ele queria levar a tecnologia para mais pessoas.

A partir de seu desenvolvimento, Álvaro Higes viu seu chatbot LuzIA obter um rápido sucesso nos países de língua espanhola. Entretanto, no mês de julho, no lançamento da inteligência artificial no Brasil, ele encontrou o maior mercado para sua ferramenta tecnológica. Aliás, nosso país concentra mais da metade de todos os usuários do mundo.

Analogamente, o sucesso do chatbot do Whatsapp no Brasil faz um pouco de sentido. Isso se deve ao fato de que em nosso país, a plataforma de mensagens da Meta concentra uma grande quantidade de usuários. Sendo assim, convém mencionar que, atualmente, cerca de 92% dos brasileiros afirmam possuir uma conta no mensageiro.

LuzIA - Inteligência Artificial
LuzIA – Inteligência Artificial/Fonte: pixabay

Tecnologia promissora

Ademais, a LuzIA possui uma interface bastante amigável, capaz de conquistar um enorme grupo de usuários do Whatsapp em todo o planeta. Deve-se observar ainda, que sua tecnologia é baseada no famoso e inovador ChatGPT. Isso quer dizer que ele é a plataforma responsável por sua atuação efetiva dentro do mensageiro.

Dessa maneira, o grande sucesso da LuzIA no Brasil e em outros países, acabou chamando a atenção de diversos investidores. Eles contribuíram com cerca de US$3 milhões (R$15,1 milhões) na ferramenta de inteligência artificial. O que antes era apenas uma ideia, se transformou em uma empresa, com 10 colaboradores.

A empresa responsável pela LuzIA está planejando o lançamento de novos recursos e ferramentas para os próximos meses. Os investimentos já estão chegando no caixa da organização. Mesmo assim, Álvaro Higs diz não ter ideia ainda sobre como ganhar dinheiro com sua ferramenta de inteligência artificial, seu foco no momento é outro.

O espanhol afirma que “Temos o trabalho de educar os usuários e mostrar como ela pode ser útil no futuro. Só então veremos os casos de uso nos quais criamos mais valor para os usuários e tentaremos entender como podemos monetizar”. A ferramenta não se abastece apenas com o Chatgpt, ela também utiliza o Llama da Meta.

Características da LuzIA

Através da tecnologia presente nas ferramentas da Meta e da OpenIA, a LuzIA consegue se superar através de inúmeros recursos. Podemos citar como exemplo, a utilização de modelos de linguagem e algoritmos que permitem ao robô reconhecer textos, traduzi-los, compreendê-los, e escrever da mesma forma que um humano.

Em conclusão, a LuzIA no Whatsapp, também vem com uma ferramenta bastante útil aos usuários da plataforma de mensagens da Meta. Ela se chama Whisper, um recurso desenvolvido pela OpenAi, que entende os discursos falados. Higs afirma que todos os dados são criptografados e anonimizados, garantindo uma grande privacidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.