Lula deve retornar com o Minha Casa Minha Vida (saiba mais!)

Prioridade do programa será para famílias de baixa renda

O programa social do governo federal Minha Casa Minha Vida, deve retornar a partir do dia 14 de fevereiro. Espera-se que Lula (PT) acabe com o Casa Verde Amarela instituído pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O governador da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT) disse que ele será instituído através de uma medida provisória (MP).

As mudanças não param por aí. Além do nome, algumas alterações devem ser feitas, principalmente em relação ao seu modelo de gestão. Rodrigues informou que o lançamento do Minha Casa Minha Vida deverá ser feito na Bahia, em Santo Amaro da Purificação, com a participação do presidente Lula.

O governador afirma que não sabe qual será o desenho do programa social de habitação. No entanto, diz que a prioridade deve ser de famílias de baixa renda. De fato, a retomada do Minha Casa Minha Vida é esperado, visto que era uma promessa de campanha do então candidato a presidente.

De acordo com Rodrigues, houve uma conversa entre ele e o presidente, quando esteve em Brasília, em que conversaram sobre a retomada do programa. Durante este encontro, em um evento, Lula fez um discurso e leu uma carta, no qual falou sobre a importância da defesa da democracia.

Programa social

O governador da Bahia diz que Lula e o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT) estão estudando um meio de relançar o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ele terá como objetivo principal, aumentar os investimentos em todos os estados da federação, impulsionando a economia como um todo.

Segundo Rodrigues, “o comprometimento que o ministro Rui Costa vem fazendo é que, o que já tiver com projeto e mais avançado, ele não vai perder tempo. Antes disso, ele vai fazer uma modelagem do público e privado e isso que vai dirigir o futuro do investimento”. Vale ressaltar que o programa é um marco do governo.

O Minha Casa Minha Vida deve se tornar uma prioridade no novo governo. O ministro Rui Costa e Lula devem entregar cerca de 500 apartamentos em Santo Amaro e outros municípios durante o lançamento do programa social. No entanto, Rodríguez diz que a entrega dos imóveis depende da agenda presidencial.

Todavia, o lançamento do Minha Casa Minha Vida pode ser considerado um gesto simbólico, devido ao fato de que o presidente conseguiu cerca de 72% dos votos do segundo turno das eleições no estado. A viagem à Bahia faz parte de um roteiro no qual Lula visitará vários estados brasileiros anunciando novos programas sociais.

Obras sociais

Na sexta-feira passada (27/01), o presidente Lula se reuniu com 27 governadores, onde recebeu dos políticos presentes, uma lista de obras que podem beneficiar os estados de diversas maneiras. O objetivo é criar um Fórum dos Governadores, para que, junto ao governo federal, defina obras prioritárias para as regiões.

Analogamente, segundo Rui Costa, espera-se que os estados entreguem à Casa Civil um inventário com estas ações. Os governos estaduais deverão se reunir com o presidente unilateralmente para conversar sobre seus projetos. Dessa maneira, o governo federal deverá produzir uma carteira de investimentos.

A prioridade da parceria entre estados e governo federal será a de concluir as obras paradas, mas é previsto também o lançamento de novos projetos de infra estrutura. Vale ressaltar que durante as reuniões, alguns temas importantes também serão discutidos, como por exemplo, a saúde, segurança pública e educação.

Viagem a Bahia

O governador da Bahia tem dito que Lula está ansioso para lançar o Minha Casa Minha Vida e para viajar para os estados. Em sua conversa com o presidente, ele entregou dois documentos. Uma carta com três proposições para investimentos na região nordeste e uma proposta para a ponte Salvador-Itaparica e a estrada Ilhéus-Itabuna.

Rodrigues afirma que o ministro Rui Costa tem se comprometido com projetos que já estão em andamento, avançados, de forma que o governo federal não perderá tempo para torná-los viáveis. Ele tratou da importância da parceria público privada, possibilitando dessa forma, um maior montante para investimento.

Em conclusão, de acordo com os cálculos do governador da Bahia, apenas a construção da ponte no estado deve gerar cerca de seis mil a sete mil novos empregos na região. Para ele, há um grande potencial na parceria entre seu estado e o governo federal, com grandes oportunidades de crescimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.