Livros para estudar a Era Vargas: descubra quais são eles
O termo “Era Vargas” é usado para definir um período da história do Brasil que aconteceu entre os anos de 1930 a 1945.
O período foi muito importante para a história do Brasil e, dessa forma, não é de se surpreender que ele seja um dos assuntos mais cobrados pelas provas do ENEM, pelos concursos e pelos vestibulares.
Dessa maneira, é de extrema importância que você não só estude esse assunto, mas também revise com frequência as duas principais características. E que tal fazer isso por meio de livros?
Isso mesmo! Você pode estudar esse assunto fundamental da história do Brasil enquanto lê um bom livro.
Confira, a seguir, algumas sugestões de livros sobre a Era Vargas.
A Revolução de 1930: historiografia e história
O livro “A Revolução de 1930: historiografia e história” é uma ótima fonte de conhecimento sobre a Era Vargas. A obra foi escrita pelo historiador Bóris Fausto.
O livro explica para os leitores o uso tendencioso do termo República Velha, as consequências da Revolução de 1930 para o país e também as principais transformações provocadas por Getúlio Vargas no Brasil.
Trabalhadores do Brasil: o imaginário popular (1997) – Jorge Ferreira
A obra “Trabalhadores do Brasil: o imaginário popular” foi escrita no ano de 1997 por Jorge Ferreira.
O livro possui como objetivo analisar os trabalhares e as principais transformações dos mesmos ao longo da Era Vargas.
Devemos nos lembrar de que uma das principais mudanças de Vargas está relacionada à criação das leis trabalhistas (CLT). Assim, o livro de Jorge Ferreira é muito útil para a compreensão de mais detalhes sobre o assunto, muito abordado por questões de história do Brasil.
Getúlio Vargas: biografia política
O livro “Getúlio Vargas: biografia política” foi escrito por Hélio Silva e é fruto de décadas de pesquisa e estudo sobre a figura de Getúlio Vargas enquanto um dos políticos mais influentes de toda a história do Brasil.
A obra possui como objetivo traçar um panorama completo sobre a figura política de Vargas e as suas estratégias de propaganda e de liderança, bem como dos principais nomes que o cercavam durante os seus anos de governo.