Literatura no Enem: Breve resumo sobre a Prosa Realista

O Realismo como movimento literário surgiu no contexto de uma Europa que passava por profundas transformações sociais, econômicas e políticas durante o século XIX. O período presenciou a ascensão da Revolução Industrial, o crescimento das cidades, a expansão do capitalismo e o surgimento de novas classes sociais.

Desse modo, essas mudanças impactaram a vida das pessoas e criaram um ambiente propício para a reflexão sobre a condição humana.

Os autores realistas, em sua maioria, buscaram retratar a sociedade como ela era, sem idealizações românticas. Eles se interessaram pelo cotidiano, pelas relações sociais e pelos problemas enfrentados pelas pessoas comuns. Nesse sentido, a prosa realista se tornou um meio de analisar e criticar a sociedade da época, oferecendo uma visão mais crua e honesta da vida.

Principais autores do Realismo

Honoré de Balzac (1799-1850)

Honoré de Balzac é frequentemente considerado um dos precursores do Realismo na literatura. Sua obra mais famosa, “A Comédia Humana,” é uma série de mais de noventa romances e contos que exploram todos os estratos da sociedade francesa do século XIX.

Balzac é conhecido por sua habilidade em criar personagens complexos e multifacetados, bem como por sua meticulosa atenção aos detalhes da vida cotidiana.

Gustave Flaubert (1821-1880)

Gustave Flaubert é outro autor realista de destaque, famoso por sua obsessão pela precisão na escrita. Sua obra mais conhecida, “Madame Bovary,” é uma crítica implacável da vida provinciana na França do século XIX. Flaubert buscava a perfeição em cada frase, e sua prosa é admirada por sua profundidade e estilo meticuloso.

Émile Zola (1840-1902)

Émile Zola é frequentemente associado ao movimento naturalista, uma vertente do Realismo que enfatizava a influência do ambiente e da hereditariedade sobre o comportamento humano. No entanto, suas obras também apresentam muitas características realistas. “Os Rougon-Macquart,” uma série de vinte romances, é talvez sua contribuição mais significativa para o movimento. Zola explorou temas como a herança, a classe social e a influência do ambiente nas vidas das pessoas.

Fiódor Dostoiévski (1821-1881)

Embora seja mais conhecido por suas obras na tradição russa, Fiódor Dostoiévski também contribuiu para o Realismo. Seus romances, como “Crime e Castigo” e “Os Irmãos Karamázov,” exploram questões morais, psicológicas e sociais com uma profundidade impressionante. Dostoiévski é conhecido por seus personagens complexos e suas narrativas profundamente introspectivas.

Livro de prosa realista
Capa do livro “Crime e Castigo”. Imagem: Melissa Marques/ Resenhas à la Carte

Características principais

Confira a seguir quais são os principais elementos presentes na prosa realista e as principais características do movimento literário!

Representação Fiel da Realidade

A característica central da prosa realista é a representação fiel da realidade. Os autores realistas buscavam retratar a sociedade e seus indivíduos de maneira objetiva, sem romantismo ou idealização. Portanto, eles se esforçavam para capturar o cotidiano, os detalhes minuciosos e até os aspectos menos lisonjeiros da vida.

Complexidade dos Personagens

Os personagens na prosa realista eram frequentemente complexos e multifacetados. Os autores exploravam suas motivações, conflitos internos e evolução ao longo da história. Assim, uma abordagem psicológica mais profunda proporcionava uma visão mais rica da natureza humana.

Crítica Social

A prosa realista frequentemente servia como veículo para a crítica social. Os autores abordavam questões como desigualdade, injustiça, hipocrisia e corrupção. Eles usavam suas histórias para expor as deficiências da sociedade e para provocar reflexão e mudança.

Linguagem precisa

Os escritores realistas eram conhecidos por sua atenção meticulosa à linguagem. Eles buscavam a precisão e a clareza na escrita, evitando floreios desnecessários. Nesse sentido, a abordagem rigorosa à linguagem contribuía para a sensação de autenticidade em suas obras.

A prosa realista deixou um legado duradouro na literatura e na compreensão da sociedade. Sua ênfase na representação fiel da realidade influenciou muitos escritores posteriores. Além disso, o Realismo ajudou a pavimentar o caminho para o surgimento de movimentos literários subsequentes, como o Naturalismo e o Realismo Social.

Leia também Citação direta e indireta: como citar de acordo com as regras da ABNT; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.