Linha de crédito será liberada HOJE (12/04) para beneficiários do Bolsa Família?

Descubra qual grupo pode ser contemplado

Ainda que você esteja enquadrado nos pagamentos do Bolsa Família, conseguir um crédito, muitas vezes é aquele empurrãozinho que você precisa para sair de uma determinada situação, certo?

Assim sendo, cabe mencionar que o governo federal estuda o lançamento de uma linha de crédito exclusiva para os beneficiários do programa social.

Na prática, a iniciativa tem o objetivo de fomentar o empreendedorismo nacional. Ainda mais, busca também oferecer uma rota de escape sustentável do ciclo da assistência social.

Linha de crédito para os beneficiários do Bolsa Família

Desenvolvida em conjunto pelas esferas governamentais, incluindo a Casa Civil, Ministério da Fazenda, Ministério do Empreendedorismo e Micro Empresa, além do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a linha de crédito busca alavancar a autonomia financeira dos cidadãos assistidos pelo Bolsa Família.

Em resumo, existem basicamente dois focos. O primeiro, proporcionar um caminho para a independência financeira daqueles que estão no Bolsa Família. Além disso, impulsionar a arrecadação para a Previdência Social, que recentemente enfrentou déficits significativos.

Quais os requisitos?

Os detalhes ainda não foram divulgados, mas ao que tudo indica, a operação estaria disponível para aqueles que estão interessados em se formalizar como Microempreendedores Individuais (MEIs), sem a obrigatoriedade de deixar imediatamente o Bolsa Família.

Desse modo, o intuito é garantir uma transição suave para o mundo do empreendedorismo.

Vale lembrar que uma iniciativa similar, de crédito consignado, teve largada durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro.

No entanto, à época, diversas entidades se mostraram contrárias à linha de crédito para os beneficiários do Bolsa Família.

Na ocasião, argumentaram que esse público já vive em condições de extrema dificuldade financeira, e que o dinheiro do benefício é utilizado para subsistência, não sendo, portanto, saudável para o abatimento do pagamento de crédito.

Em outras palavras, diziam que a parcela descontada para honrar com o crédito, teria impacto na sobrevivência das famílias.

Orçamento

A saber, caso a iniciativa efetivamente siga em frente, o que se sabe é que poderá acontecer a liberação de até R$ 30 bilhões em empréstimos.

Assim, a medida representa não apenas uma inovação no apoio ao empreendedorismo, mas também uma aposta na capacidade de transformação social do Brasil.

Através dessa iniciativa, o governo demonstra confiança na força e no potencial dos beneficiários do Bolsa Família, oferecendo-lhes ferramentas para construir um futuro mais promissor.

Papel do Sebrae

Por fim, cabe citar que o crédito destinado aos Microempreendedores Individuais (MEI) pelo Programa Bolsa Família terá como base um fundo garantidor, estabelecido pelo Sebrae e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Então, diante dessa garantia, os empréstimos para os beneficiários do Bolsa Família que buscam formalizar os seus negócios como MEI poderão ser concedidos.

Para concluir, cabe lembrar que os cidadãos não perdem de imediato o Bolsa Família ao solicitar o crédito.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.