Língua Portuguesa: regras de separação de sílabas

A separação de sílabas, também chamada de separação silábica, consiste na divisão das palavras em partes menores, em sílabas. A delimitação feita na separação de sílabas é marcada por meio do sinal de hífen [-].

A sílaba é a vogal ou grupo de fonemas que se pronunciam em uma só emissão de voz, e que, sós ou reunidos a outros, formam palavras. Desse modo, não há sílaba sem vogal, já que a vogal é a base da formação. Nesse sentido, a vogal é um elemento obrigatório da sílaba.

Diante disso, a presença da vogal é uma regra básica e as demais regras são estabelecidas a partir dela. Veja abaixo as regras da divisão silábica e exemplos.

Regras de separação de sílabas

1 – Separam-se vogais idênticas:  ál-cool; em-preen-de-dor; coor-de-na-dor; ca-feei-ro.

2 – Separam-se as vogais de hiatos, ou seja, quando há duas vogais juntas, porém em sílabas vizinhas:

  • baú (ba-ú); coelho (co-e-lho); dia (di-a); moeda (mo-e-da); oceano (o-ce-a-no); quieto (qui-e-to); tio (ti-o); raiz (ra-iz;, gênio (gê-ni-o); ruim (ru-im); fiel (fi-el) etc.

3 – Deve-se separar os dígrafos, que ocorrem quando duas letras são usadas para representar um único fonema. Ou seja, os dígrafos rr, ss, sc, sç, xc:

  • nasçer, ca-chorro, vassou-ra, desçi-da, disci-plina, exce-der, assar; ferra-gem, etc.

No entanto, há dígrafos que não devem ser separados. São eles: ch, lh, nh, gu e qu. Veja exemplos: chu-va, ma-lha, á-gua, que-da.

4 – Não se separam os encontros consonantais perfeitos:

  • a-lam-bra-do, blu-sa, li-vro, bru-ta-mon-tes, pra-ta, etc.

5 – Não se separa jamais as vogais dos ditongos e dos tritongos, conforme os seguintes exemplos: gló-ria, pai, sé-rie, cai-xa, qua-dro; sa-guão, en-xá-guem, i-guais, Pa-ra-guai, a-ve-ri-guei.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Dicas de como fazer um bom TCC.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.