Dicionários: Quais são os critérios para a escolha das palavras?

Os dicionários registram um vasto conjunto de palavras que fazem parte da nossa comunicação diária. Apesar de conterem as palavras usadas em uma língua, essas obras lexicográficas dificilmente abarcam toda a riqueza de vocabulário de uma língua natural.

A tarefa de escolher quais palavras merecem um lugar de destaque em um dicionário é uma tarefa complexa, que envolve uma cuidadosa avaliação, pesquisa e uma compreensão profunda da língua em questão.

Atualmente, os dicionários são obras de referência completas que refletem o dinamismo da linguagem e o vasto espectro de palavras usadas em uma língua. No entanto, para a formação de uma dessas obras, há uma vasto processo de pesquisa e seleção de vocábulos, já que não é possível abarcar a todos.

Nesse texto, explicaremos o processo de seleção de palavras para um dicionário, a importância das fontes e o papel da cultura na construção desses compêndios linguísticos.

Como se dá a seleção de palavras?

A primeira etapa na criação de um dicionário é a coleta de palavras. Tradicionalmente, as palavras eram reunidas por meio de textos escritos, como livros e jornais.

No entanto, com o advento da internet, as fontes de coleta se diversificaram e multiplicaram. Além dos textos impressos, os lexicógrafos agora também exploram sites, blogs, mídias sociais e até mesmo mensagens de texto. Essa ampla gama de fontes reflete a evolução constante da língua, capturando neologismos e, principalmente, mudanças na linguagem em tempo real.

A seleção de palavras é uma tarefa que requer discernimento e critério. Os lexicógrafos devem decidir quais palavras devem fazer parte de um dicionário com base em sua relevância e uso.

Nesse sentido, a inclusão de uma palavra em um dicionário depende de alguns critérios. Alguns desses critérios são frequência de uso, amplitude geográfica, presença em fontes respeitáveis e persistência ao longo do tempo.

No entanto, a decisão final não está estritamente baseada em números; o contexto cultural e social também desempenha um papel fundamental.

Dicionário da Língua Portuguesa. Imagem: Marcos Santos/USP Imagens
Dicionário da Língua Portuguesa. Imagem: Marcos Santos/USP Imagens

Relevância e uso da palavra

Ao examinar a relevância de uma palavra, os lexicógrafos consideram a frequência com que ela é usada. Palavras amplamente utilizadas na comunicação cotidiana têm uma probabilidade maior de serem incluídas em um dicionário.

Além disso, a extensão geográfica do uso da palavra também é levada em consideração. As palavras que são usadas em várias regiões e países têm maior probabilidade de serem incluídas para representar o uso global da língua.

A presença da palavra em fontes respeitáveis é outro indicador da sua importância. Se uma palavra está presente em publicações acadêmicas, literárias e jornalísticas de renome, isso aumenta a probabilidade de sua inclusão em um dicionário. Afinal, os dicionários têm a responsabilidade de refletir a língua de forma precisa, e as fontes confiáveis desempenham um papel fundamental nesse processo.

Temporalidade

A persistência no tempo também é um fator fundamental. As palavras efêmeras, que surgem repentinamente e desaparecem com a mesma rapidez, geralmente não encontram seu lugar em um dicionário.

Em contrapartida, palavras que resistem ao teste do tempo e mantêm sua relevância ao longo de décadas ou séculos têm maior de figurarem em dicionários.

Além disso, os lexicógrafos também avaliam a qualidade do uso da palavra. Nesse sentido, os profissionais observam o uso da palavra em diferentes contextos e com quais nuances de significado. Isso é crucial para a criação de definições precisas e abrangentes que capturem a riqueza semântica da palavra.

Além dos critérios objetivos, a subjetividade também desempenha um papel na seleção de palavras. Os lexicógrafos são, em última instância, seres humanos com sensibilidades culturais e linguísticas. Eles trazem suas próprias experiências, conhecimentos e preconceitos para a tarefa de selecionar palavras, o que reflete a diversidade cultural de uma língua natural.

Leia também Citação direta e indireta: como citar em seu texto de acordo com as regras da ABNT; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.