Libras: 5 curiosidades sobre a Língua Brasileira de Sinais

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é usada pela comunidade de pessoas surdas no Brasil como meio de comunicação e expressão e é um sistema linguístico complexo como qualquer outra língua natural. Apesar de muitos falantes pensarem dessa maneira, a Libras não é um sistema gestual criado para representar a língua portuguesa.

Como qualquer outra língua natural, sejam de sinais ou orais-auditivas como o português, o guarani nhandeva ou o inglês, por exemplo, a Libras é composta por diferentes níveis linguísticos. Nesse sentido, possui fonologia, morfologia, sintaxe e semântica próprias. Além disso, é importante símbolo da cultura surda no Brasil. Veja abaixo 5 curiosidades sobre a Língua Brasileira de Sinais!

5 fatos sobre a Libras

1. A Libras tem origem na Língua de Sinais Francesa (LSF)

A maioria das línguas de sinais do Ocidente tem origem na LSF, uma delas é a Libras. A primeira escola para deficientes auditivos do Brasil surgiu em 1857, fundada pelo professor Hernest Huet, que era surdo e se comunicava por meio da LSF.

2. É língua oficial do Brasil por Lei

Apesar de não ser de conhecimento de muitos brasileiros, a Libra é uma das línguas oficias do país. Por meio da Lei n°10.436, desde de 2002 o país reconhece essa língua de sinais oficialmente, ao lado da Língua Portuguesa.

3. As expressões faciais e corporais são fundamentais

Nas línguas orais-auditivas elementos como a entonação fazem toda diferença na cena comunicativa. Na Libras, as expressões faciais e corporais têm papel semelhante. De acordo com professores de Libras, tais expressões são tão relevantes quanto os sinais, de modo que um mesmo sinal, se feito com diferentes expressões faciais, pode ter diferentes significados.

4. Acessibilidade em Libras é obrigatória

Desde 2016, quando entrou em vigor a Lei Brasileira de Inclusão, a acessibilidade em Libras se tonou obrigatória. Nesse sentido, o acesso à informação deve estar disponível também na língua de sinais. Com isso, serviços de empresas ou de órgãos públicos devem estar acessíveis à comunidade surda por meio da Libras.

5. Essa língua também possui regionalismos

Todas as línguas naturais são marcadas pela variação, que pode ser social, histórica ou regional, por exemplo. Portanto, na Libras não é diferente e a língua possui regionalismos, ou seja, pode haver variação no significado de um mesmo sinal ou sinais diferentes para indicar uma mesma coisa a depender da região do país.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia ainda Raquel de Queiroz: vida e principais obras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.