Levantamento da realidade de estudantes e servidores tem o prazo prorrogado
A pandemia do novo coronavírus mudou a realidade de estudantes e servidores de instituições públicas e particulares de ensino
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) prorrogou até o próximo domingo (14) o prazo para o preenchimento dos dados do levantamento para conhecer as condições de acesso à internet de estudantes, professores e técnico-administrativos da instituição.
A pandemia do novo coronavírus mudou a realidade de estudantes e servidores de instituições públicas e particulares de ensino. Por conta disso, a universidade tinha iniciado um levantamento, no final de maio, para entender a realidade digital do público durante o isolamento social e traçar ações que poderão ser realizadas neste período.
Até nesta última segunda-feira (8), mais de 15 mil pessoas preencheram o formulário. O total representa aproximadamente 62% do público esperado pela instituição. As respostas obtidas por telefone e pelos Correios serão computadas posteriormente.
Estudantes e a comunidade acadêmica podem responder ao formulário por meio da internet, na plataforma de gestão da instituição, o Siga. A UFJF preparou equipes remotas para realizar contatos por telefone e correspondência. O documento ficará disponível até o dia 11 de junho.
O preenchimento do formulário leva em torno de cinco minutos, dependendo da conexão e do volume de tráfego. No caso de falha de conexão durante a operação, é possível retornar clicando em “alterar inscrição”. Dessa forma, o formulário pode ser retomado do ponto em que parou.
O documento dividiu as perguntas de acordo com o segmento de público e por temática. O acesso à internet, recursos digitais, condições socioeconômicas e de saúde são algumas questões contidas no levantamento.
A UFJF afirmou que não pretende impor aulas remotas, modelos de educação para determinada área ou modelo específico de gestão, dadas as especificidades de cada curso, formação e setor, mas que precisa avaliar as possibilidades diante do cenário de incerteza.
O Diagnóstico das Condições de Acesso Digital será um dos meios para fomentar decisões relativas às estratégias de enfrentamento pedagógico e administrativo, a serem tomadas pelas instâncias universitárias, tanto os conselhos setoriais, quanto o Conselho Superior (Consu).
A Central de Atendimento está responsável por tirar dúvidas da comunidade acadêmica pelo e-mail faleconosco@ufjf.edu.br ou pelo Whatsapp (32) 2102-3911. O número também funciona para ligações.