10 dicas para melhorar sua fluência de leitura

Como estudante, você se depara com a necessidade de ler muitas informações. Você não aproveitará ao máximo o tempo que reserva para estudar se ler de maneira ineficiente.

Como ter mais fluência de leitura

Há algumas maneiras de melhorar sua fluência de leitura. Por exemplo:

  1. Faça suas tarefas de leitura mais pesadas quando estiver mais alerta. Uma tarefa física leva mais tempo para ser realizada quando você está cansado. O mesmo é válido para uma tarefa de leitura.
  2. Concentre-se no que você está lendo. Sua leitura ficará mais lenta se você estiver distraído. As distrações podem ser externas, como jogar TV, ou internas, como se preocupar com algo que você terá que fazer no dia seguinte.
  3. Examine o material de leitura antes de começar a ler. Você pode escanear rapidamente uma página procurando títulos, marcadores e coisas em negrito. Ao fazer isso, você descobrirá que há algum texto que pode pular.
  4. Evite ler palavra por palavra. Tente ler blocos de palavras. Seus olhos podem receber de quatro a cinco palavras por vez. Trabalhe para expandir o número de palavras que você pode ler por vez.
  5. Não pronuncie cada palavra em sua cabeça enquanto a lê. A ação de pronunciar palavras, mesmo que não em voz alta, retarda você.
  6. Use uma caneta ou lápis ou até mesmo o dedo como marca-passo. Seus olhos e cérebro tentarão acompanhar o ritmo que você definir. Você pode trabalhar para aumentar seu ritmo de leitura.
  7. Evite forçar os olhos. Ler com luz insuficiente, em um ângulo desconfortável ou deitado na cama pode resultar em fadiga ocular, que tornará sua leitura lenta ou fará com que você pare por algum tempo. Piscar os olhos de vez em quando pode ajudar a aliviar o cansaço visual.
  8. Tente não deixar seus olhos permanecerem no mesmo lugar na página por muito tempo. Siga em frente sempre que estiver preso.
  9. Evite voltar a ler algo, a menos que seja absolutamente necessário. A releitura interrompe seu fluxo de leitura e retarda você. Você sempre pode voltar mais tarde para revisar o material.
  10. Concentre-se nas palavras-chave das frases.

E então, gostou de conhecer essas dicas?

Não deixe de ler também – Como melhorar as habilidades de compreensão da leitura

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.