Lei seca: Técnicas para estudar legislação para concursos

Saiba como estudar as leis como elas estão publicadas para conseguir ótimos resultados

Muita gente tem dúvidas sobre o que é a lei seca, principalmente quando se está começando a estudar para concursos públicos. É um termo bem utilizado no meio da preparação para os certames públicos e que deve ser conhecido por quem deseja atingir boas colocações.

A lei seca nada mais é do que a legislação “nua e crua”, ou seja, na forma como ela é publicada / escrita pelos legisladores. Um exemplo clássico de lei seca é a Constituição Federal.

Estudar a lei seca significa estar conhecendo a legislação de uma forma direta, com maiores chances de acertar muitas questões nos concursos.

Os de nível médio, aliás, geralmente pedem conhecimentos relativos à lei seca quase que na totalidade das questões sobre legislações, sem ter a necessidade de estudar doutrinas extras.

Importante dizer que um dos grandes erros dos concurseiros é desprezar o estudo da lei seca e investir tempo em outros materiais. O ideal é caprichar no conhecimento das legislações em suas formas reais e depois complementar com doutrinas e demais conteúdos.

Veja algumas dicas para estudar a lei seca e obter bons resultados.

Não tenha medo da lei seca

Muitos concurseiros sabem que precisam investir tempo na lei seca, mas começam a estudá-la com medo. De fato, no início não será nada fácil de entender tudo que está descrito nela, como alguns termos ou palavras. Mas o importante é ‘entrar de cabeça’ nessa atividade.

Nessa primeira leitura não há a necessidade de ter muita apreensão sobre possíveis termologias que você não compreende, perder tempo pesquisando ou ficar marcando o texto. Tenha conhecimento do que se trata, e depois, em leituras próximas você vai se aprofundando cada vez mais em destrinchar seus significados, usos na prática, etc. Verá que seu medo inicial irá se esvair.

Faça questões sobre a lei seca

Fazer questões é primordial para qualquer concurseiro, afinal, os concursos públicos são compostos por questões. Então é como se você fosse estudar direto da fonte, principalmente se você utilizar aquelas que são da banca organizadora do concurso almejado.

Responda o máximo de questões sobre lei seca que você puder e continue estudando até a proximidade de sua prova.

Marque trechos importantes

Esse é um passo para depois que você se acostumar com a lei seca e já tiver uma noção do que é mais importante para seus estudos. E como você vai ter essa noção? Respondendo as questões, aquelas mesmas indicadas no tópico anterior 😉

Utilize um marca texto para sublinhar frases e palavras que podem cair em concursos, sinalizando para o seu cérebro que aquelas partes são as essenciais para memorizar. Em uma próxima leitura você poderá ir direto nas marcações para ir fixando cada vez mais.

Resumos sobre lei seca

Outra sugestão super interessante para estudar lei seca de forma eficiente para concursos é preparar um conteúdo próprio sobre elas, relacionando aquilo que você entendeu.

Já falamos bastante por aqui a vantagem de criar resumos com as próprias palavras. Eles se fazem úteis assim como a resolução de questões.

Leia também outro artigo que pode ser interessante para você: 4 leis mais cobradas em todos os concursos públicos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.