Concursos públicos: Estratégias para melhorar seu desempenho

Chegou ao temido "platô" no acerto de questões? Saiba dicas de como dar um up nesses índices

Alguns concurseiros passam pelo chamado “platô” no desempenho, estacionando em 70% ou 80% de acertos das questões dos concursos. Isso acontece com você?

É comum que haja essa estagnada, mas também é possível ‘trabalhar’ para sair dela e atingir resultados melhores. Afinal, muitos candidatos também chegam a esses índices e para obter a aprovação você precisa se diferenciar.

Então, como dar a volta por cima e acertar muito mais questões? Selecionamos algumas estratégias matadoras.

1 – Fragmente seus estudos

Entenda está o seu desempenho em cada tópico dentro de cada matéria. Não generalize a área, por exemplo: Direito Penal, se você está com muito mais dificuldade em processos penais e não toda a matéria de Direito Penal. Conseguiu captar a ideia?

Setorize os tópicos conforme a sua performance atual: nos quais você está indo bem, está mais ou menos ou está bem defasado. Assim dará para ter uma noção melhor do que deve ser estudado com mais profundidade.

De nada adianta passar dias e dias estudando todos os conceitos de uma disciplina se você tem errado nas questões de treino referentes somente a alguns tópicos. Isso também vale para quando você tiver realizado o concurso na prática. Ao corrigir o gabarito verá os pontos fracos e poderá pinçá-los para a sua jornada de estudos novamente.

2 – Anote todos os seus erros

Os erros surgirão conforme você estudar por questões para concursos públicos. É um dos passos para concurseiros que desejam testar os seus conhecimentos descobrindo como funcionam as diretrizes de cada banca organizadora.

Sendo assim, ao realizar muitas e muitas questões você terá um balanço sobre os seus erros. Não deixe-os escapar. Anote todos eles em um caderno, mesmo que forem poucos.

O que você deve anotar? Bom basicamente é o enunciado da questão e a resposta correta. Essas anotações irão te mostrar, então, os conteúdos certos para você estudar. Ou seja, se você errou tal questão na primeira vez, na próxima já terá estudado qual é a resposta certa.

Não jogue fora suas chances logo nas primeiras vezes. é sempre possível potencializar o seu desempenho em concursos públicos e obter a aprovação que tanto sonha!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.