Para lembrar de tudo: Como fazer um bom resumo para estudar

Saiba como montar um material eficiente para assimilar conteúdos e memorizar fórmulas

Para muitos estudantes, o resumo é um dos melhores artifícios para aprender até mesmo as matérias mais difíceis.

Resumir conteúdos ajuda tanto nas disciplinas de humanas, biológicas e exatas da mesma maneira.

No entanto, é preciso ter noções básicas de como escrever um conteúdo “daqueles” para ajudar na hora do vestibular, concurso ou ENEM. Conheça a seguir quatro dicas essenciais!

1 – Leia o texto mais de uma vez

É comum, ao estudar, querer ler o conteúdo e partir logo para a criação do resumo. Ainda mais quando se tem ‘zilhões’ de disciplinas pela frente.

Entretanto, é importante ter calma nessa hora para conseguir assimilar o que se lê. E melhor ainda é ler uma segunda ou até terceira vez para compreender bem o material.

Você saberá quantas vezes precisará reler. Pode ter certeza que esse passo fará muita diferença lá na frente.

2 – Anote os conceitos importantes

Antes de construir o resumo, de fato, a sugestão é ir ‘pescando’ conceitos que estão no texto. É melhor fazer isso a partir da segunda leitura, pois você já estará mais inteirado sobre o assunto e conseguirá analisar o que é importante ou não.

Para ajudar, indicamos que você encontre palavras ou frases-chave que se destacam na matéria estudada. Caso ache necessário, anote datas, séculos, nomes de personalidades e títulos honrosos.

3 – Anote também as fórmulas e termologias

Saiba que também é possível – e super eficaz – criar resumos para estudar matérias de exatas e biológicas, que geralmente necessitam de fórmulas para cálculos.

Nesse caso, além de fazer bastante exercícios, você pode anotar termologias para caracterizar conceitos e as próprias fórmulas.

É bem comum treinar muito resolvendo problemas e chegar no dia da prova e esquecer os tipos de fórmulas requisitados. O resumo pode ajudar nessa memorização.

4 – Grife trechos essenciais

Uma tática bacana é usar uma caneta-marca texto para grifar o que você acha primordial ser destacado.

Então, além de anotar em seu resumo, vale super a pena deixar alguns termos com cores diferentes para que você bata o olho e se lembre logo do tema estudado.

5 – Relacione ideias indispensáveis

Nesse passo, você deverá utilizar todas as suas anotações até aqui para assimilar o conteúdo, constatar o que entendeu até esse ponto e tentar explicar (pode ser para alguém: um colega ou um familiar, por exemplo) com suas próprias palavras.

Com tudo aquilo que está anotado, também é indicado elaborar pequenos esquemas e desenhá-los. Relacione termologias com conceitos, fórmulas com suas funções, períodos com acontecimentos, e por aí vai.

6 – Faça o resumo com o que você entendeu

Por fim, é o momento de você escrever. O mais recomendado é que o resumo seja feito à mão, para que você possa ir memorizando até mesmo enquanto delineia as palavras. Há até estudos que apontam a eficácia desse modelo.

Mas se preferir, componha o seu resumo digitado no computador ou tablet.

De uma forma ou de outra, faça o texto com as suas próprias palavras, colocando aquilo que você entendeu.

E então, curtiu conhecer como fazer um resumo para estudar? Anote as dicas para conseguir bons resultados!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.