KIT ANTENA DIGITAL: Veja como receber antena GRATUITAMENTE em casa

A nova parabólica digital garante muito mais qualidade de imagem e som à população beneficiada.

Milhares de brasileiros estão recebendo em casa um kit com antena digital gratuitamente. Nem todos sabem, mas há muitas pessoas que têm direito ao kit no país, e você pode ser uma delas.

Em resumo, o Governo Federal e o Ministério das Comunicações criaram o Kit Antena Digital para ajudar as pessoas de renda mais baixa a terem acesso a serviços digitais de televisão e telefone. Isso é possível graças aos avanços tecnológicos, que buscam facilitar a vida das pessoas na realização de diversas atividades no dia a dia.

A saber, um grande lançamento ocorreu no Brasil: a implantação do 5G, que visa melhorar o sinal de transmissão das antenas parabólicas no país.

Para apoiar as famílias mais pobres do país a realizarem a transição para o sinal digital, o governo vem ajudando estas famílias a migrarem para um sistema digital mais moderno, até porque as antenas parabólicas tradicionais deixarão de funcionar em breve.

Famílias estão recebendo o kit em casa

O kit com o novo aparelho substitui a antena parabólica tradicional. Tudo isso para que a tecnologia parabólica da Banda C e 5G convivam sem provocar interferências uma na outra. Além disso, a nova parabólica digital também garante muito mais qualidade de imagem e som à população beneficiada.

Vale destacar que as operadoras Claro, TIM e Vivo foram as vencedoras da principal faixa do leilão do 5G. Estas empresas criaram a Siga Antenado, que deu início aos procedimentos finais para liberar a faixa de 3,5 gigahertz (GHz).

Em suma, a faixa de frequência será usada no país para transmitir o sinal da internet móvel de quinta geração (5G). E, para não haver interferência, a empresa está promovendo a transferência do sinal para outra banda.

Contudo, essa ação requer instalação de filtros de proteção e distribuição de kits de recepção do novo sinal das TVs parabólicas. É através desse programa, que tem o apoio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que as famílias estão recebendo os kits.

A propósito, a ativação do sinal do 5G ainda não aconteceu em todo o país por conta da instalação dos filtros nas casas das famílias de renda mais baixa, que ainda não foi concluída. Apenas após essa etapa que a Siga Antenado poderá solicitar a ativação do sinal 5G ao grupo da Anatel que acompanha esse serviço.

Implementação do 5G no Brasil pode provocar mudanças no sinal de TV
Implementação do 5G no Brasil pode provocar mudanças no sinal de TV. Imagem: Agência Brasil.

Quem pode receber o kit antena gratuito?

Como o programa é direcionado às famílias de baixa renda, há critérios a serem atendidos para que as pessoas tenham direito ao kit gratuito de antena. Confira quais são:

  • Estar inscrito em algum programa social do Governo Federal (inscrição no CadÚnico);
  • Ter uma antena parabólica tradicional na residência.

Cabe salientar que a antena parabólica deverá estar instalada e conectada à TV da residência para assistir à programação. Isso porque as famílias que não possuam antena parabólica, ou cujas antenas não estejam funcionando, não irão receber o kit gratuito.

Na verdade, o programa consiste apenas na troca dos aparelhos, uma vez que objetiva substituir o sinal antigo pelo mais moderno. Assim, as residências que não têm acesso ao sinal de transmissão antigo, não receberão uma antena nova, para acessarem o sinal digital.

Da mesma forma, as famílias com antena digital espinha de peixe (instalada no alto da casa), antena digital interna e TV por assinatura também não ganham o kit antena gratuito.

Quem tiver dúvida e quiser mais informações sobre o agendamento pode ligar para o número 0800 729 2404. Além disso, as pessoas podem acessar o endereço eletrônico da Siga Antenado, uma vez que esta é a entidade responsável pelas trocas das antenas.

Portanto, as pessoas que se enquadram nos critério do programa podem realizar o agendamento através do site da Siga Antenado, escolhendo o dia e horário para a instalação do kit.

Veja quando ocorrerá o desligamento do sinal antigo

Nem todos estão por dentro das mudanças nas antenas parabólicas. No entanto, a ativação do 5G já começou em diversas capitais brasileiras, e os cidadãos desatentos poderão se surpreender com as mudanças que a troca das antenas provocará, aumentando as interferências no sinal da TV.

A saber, o processo de desligamento das antenas antigas está previsto para ser concluído em 31 de dezembro de 2025, ou seja, em pouco mais de um ano. Entretanto, o governo começou a adotar medidas para evitar prejuízos à população, e o principal deles é garantir a distribuição do kit gratuito a todas as famílias de baixa renda do país.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.