Keynesianismo: a teoria econômica de Keynes
Keynesianismo: tudo sobre o tema
O termo “Keynesianismo” se refere à uma doutrina econômica e política criada por John Maynard Keynes.
O assunto é amplamente cobrado por questões de geografia, sociologia e história, principalmente ao lado de tópicos como o neoliberalismo e o capitalismo.
Keynesianismo: Introdução
O Keynesianismo é uma teoria econômica e política que se opõe ao chamado liberalismo econômico, uma vez que prega a intervenção do Estado na economia de uma determinada nação. Ainda, a teoria de Keynes afirma que o Estado deve possuir subsídios para fornecer benefícios à população, proporcionando uma vida digna aos indivíduos: é justamente devido à esse aspecto da teoria que o Keynesianismo é também denominado de “teoria do Estado de bem-estar social”.
Keynesianismo: Contexto Histórico
A teoria keynesianista foi criada por Keynes na primeira metade do século XX.
Keynes elaborou a sua teoria econômico e política para se contrapor ao liberalismo, que vigorava na época, e, principalmente, para tentar pensar em uma solução para a Grande Depressão, evento que se iniciou depois da quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, no ano de 1929.
Foi justamente a Crise de 1929 que mostrou ao mundo que o sistema liberal não poderia mais funcionar naquele tipo de sociedade. Isso porque, a quebra da bolsa ocorreu devido ao baixo poder de consumo dos trabalhadores, já que esses careciam de direitos trabalhistas e possuíam baixos salários. Assim, nesse contexto, Keynes percebeu que a iniciativa privada não seria capaz de, isoladamente, recuperar a economia dos Estados Unidos e do mundo.
Então, Keynes propôs a interferência direta do Estado na economia. Essa atitude deveria ser a responsável pela criação de empregos e de empresas estatais e pela injeção de capital em diversos setores econômicos, dinamizando as relações comerciais.
O Keynesianismo foi aplicado nos Estados Unidos com a criação do New Deal, projeto elaborado pelo presidente Franklin Delano Roosevelt, na tentativa de recuperar a economia americana. Com o sucesso do plano, a teoria de Keynes passaria a ser utilizada por diversos países de todo o mundo, principalmente após a Segunda Guerra Mundial.
Keynesianismo: Características
Dentre as principais características do Keynesianismo, podemos citar:
- Oposição ao liberalismo
- Intervenção do Estado na economia
- Garantia de benefícios sociais para a população
- Injeção de capital, por parte do Estado, nas grandes empresas
- Protecionismo econômico
- Garantia dos direitos trabalhistas