Jovem brasileiro ganha medalha de ouro em Olimpíada Internacional de Física

O jovem estudante Caio Augusto Siqueira da Silva, de 17 anos, conquistou a medalha de ouro na 51ª Olimpíada Internacional de Física (IPhO), considerada uma das competições científicas mais importantes e a mãe de todas as olimpíadas de ciências.

Nesta edição, a IPhO contou com a organização da Lituânia e aconteceu virtualmente por causa da pandemia da covid-19, entre os dias 17 e 24 de julho. Ao todo, a competição recebeu 380 estudantes que representavam 76 países, entre eles o Brasil, a China, a Coreia do Sul, os EUA e outros.

Caio foi o único representante do Brasil na competição a conseguir a medalha de ouro, que é a premiação máxima. De acordo com o jovem, que mora em Santo André (SP), foi preciso muita dedicação para obter o bom desempenho. Para a competição, o jovem precisou focar ainda mais, principalmente após a pandemia. Desse modo, ele chegou a estudar até 16h por dia.

Além de conquistar a medalha de ouro, o jovem atingiu a maior nota em participações do Brasil no evento realizado há mais de 50 anos.

Sobre a IPhO

A IPhO é feita desde 1967, chegando a sua 51ª edição em 2021. De acordo com o regulamento, neste ano, os países puderam ser representados por até 5 estudantes.

A olimpíada exige que os competidores demonstrem seus conhecimentos em um exame com duração de cinco horas. Desse modo, para a prova teórica é preciso ter amplo conhecimento de física moderna e de física quântica. Já a prova experimental (ou prática) exige conhecimentos de eletricidade e comportamento de dispositivos eletrônicos.

Clique aqui e confira mais detalhes sobre a Olimpíada Internacional de Física.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia Terminam hoje as inscrições para o Fies do 2º semestre de 2021.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.