Jovem aprendiz SENAI Bahia

SENAI Bahia conta com curso gratuito no setor industrial para a formação de jovens aprendizes

O SENAI é uma instituição renomada e reconhecida por todo o Brasil pela qualidade dos seus cursos. E o SENAI BAHIA oferece cursos de Aprendizagem Industrial para quem quer ser jovem aprendiz. O curso possibilita o aprendizado de diversos ofícios do setor industrial, abrindo caminho para um futuro profissional promissor.

Portanto, se você tem interesse em cursá-lo, continue acompanhando este artigo para saber como se inscrever!

Como funciona o curso

Aquele que desejar ser jovem aprendiz no SENAI Bahia, e que conseguir ingressar mediante aprovação no processo seletivo, ingressará em um ambiente de aprendizagem que o formará como profissional. O curso se dá mediante aulas tanto teóricas, como práticas.

E o aluno/jovem aprendiz participa imersivamente no dia a dia de um trabalhador da área. Ao final, há a possibilidade de contratação dos participantes do curso por empresas que têm parceria com o SENAI Bahia. Portanto, além de aprender um novo ofício, o jovem que ingressa nele pode sair empregado e pronto para a construção de uma carreira.

Quem pode se inscrever

Para participar do processo seletivo para jovem aprendiz, é preciso cumprir alguns requisitos. Isso porque os cursos voltados para aprendizagem industrial possuem regulamentação própria. Tanto é que não se pode fazê-los sem um processo seletivo. Por isso, podem ingressar no curso aqueles jovens entre 14 e 24 anos, para alguns cursos.

Para outros, a idade mínima pode ser de 18 anos. Quase todas as pessoas precisam cumprir a idade máxima para ingressar no curso, o que significa que não se pode ultrapassá-la. Mas as pessoas com deficiência não possuem esse limite de idade, podendo participar do processo seletivo, mesmo já estando mais velhas.

Outro dos requisitos para se candidatar ao curso de jovem aprendiz é estar cursando a partir do 9º ano do ensino fundamental. Os candidatos também poderão estar participando de Programa de Educação para Jovens e Adultos. E também podem ter concluído o Ensino médio;

Qual é a jornada de trabalho

Aqueles alunos que conseguirem ingressar no curso farão, com o SENAI Bahia, um contrato de duração de até dois anos. Durante este período, a jornada de trabalho é limitada a 8 horas diárias, para aqueles que não concluíram o ensino fundamental.

Como é calculada a remuneração

A remuneração do jovem aprendiz do curso de Aprendizagem Industrial do SENAI Bahia é calculada tendo como base o salário mínimo. Por isso, ela considera tanto o valor cheio mensal, como o valor da hora no ano vigente.

Além disso, os jovens têm direitos previdenciários e trabalhistas, como os trabalhadores de carteira assinada. Portanto, eles recebem, da mesma forma, férias, 13 salário, vale-transporte e contam com o depósito do FGTS.

Como tirar dúvidas

Aquele que desejar ingressar no curso de aprendizagem industrial básica do SENAI Bahia, como jovem aprendiz, poderá fazê-lo mediante o site oficial do SENAI. No site consta a divulgação dos processos seletivos de cada ano, além de ter informações como a data de início do curso. Além disso, o SENAI Bahia oferece aos interessados a opção de contatá-los, para tirar dúvidas, mediante o e-mail: aprendizagemsenaiba@fieb.org.br.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.