ITA encerra período de inscrição para o Vestibular 2023

O período de inscrição para o Vestibular 2023 do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) termina nesta sexta-feira, dia 15 de julho. A seleção visa a admissão de candidatos civis no 1º Ano do Curso Fundamental do ITA para 2023. De acordo com o edital, o valor da taxa de inscrição é R$ 195. 

As inscrições devem ser feitas virtualmente, por meio do site do ITA. Os candidatos deverão pagar a taxa de inscrição dentro do prazo estabelecido para efetivar o cadastro. Para a admissão, o candidato deve:

  • ser brasileiro nato;
  • ter concluído o ensino médio;
  • ser solteiro;
  • ter no máximo 23 anos completos de idade, no último dia do ano anterior ao da matrícula;
  • ter condições de saúde e aptidão física para matrícula no CPORAER-SJ;
  • estar com sua situação perante o Serviço Militar regularizada.

Seleção do Vestibular 2023

A seleção do ITA será feita por meio de um exame de escolaridade e de um exame médico. De acordo com o edital, o exame de escolaridade consiste em uma avaliação escrita sobre conteúdos do ensino médio: Física, Inglês, Matemática, Língua Portuguesa, Química, Matemática, Física, Química e Redação.

A prova da 1ª fase será aplicada no dia 16 de outubro, enquanto as provas da 2ª fase estão marcadas para os dias 8 e 9 de novembro. A 3ª fase consiste em um exame de inspeção de saúde.

As provas da 1ª fase serão compostas por 70 questões objetivas das disciplinas de Matemática, Física, Química, Língua Portuguesa e Inglês. Serão cobradas as seguintes obras literárias: “Os Ratos”, de Dyonelio Machado, “Antologia Poética”, de Carlos Drummond de Andrade; e “Contos novos”, de Mário de Andrade.

Já as provas da 2ª fase contarão com 10 questões dissertativas de Matemática e 10 questões de Química, 10 questões de Física e a Redação.

Ainda conforme o edital, a aplicação das provas será nas seguintes cidades: Belém, Natal, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Recife, Campinas, Ribeirão Preto, Campo Grande, Rio de Janeiro, Cuiabá, São José dos Campos, Curitiba, São José do Rio Preto, Fortaleza, Salvador, Goiânia, São Luís, Juiz de Fora, São Paulo, Londrina, Teresina, Manaus e Vitória.

De acordo com a instituição, a oferta para o Vestibular 2023 é de 150 vagas, sendo 114 para a Reserva e 36 para a Ativa.

Acesse o site do ITA para mais informações.

Leia também UFT abre período de inscrição da seleção via análise curricular para cursos EaD.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.